Após uma semana com as águas baixando, o nível do Rio Acre voltou a subir na capital acreana. Conforme medição da Agência Nacional de Águas (ANA), neste sábado, 2, as águas subiram 86 centímetros nas últimas 24 horas, atingindo o nível de 11,52 metros. A cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordo é 14 metros.
Com o intuito de se preparar para uma possível inundação, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Acre (CEPDEC) promoveu, nos dias 31 janeiro e 1º de fevereiro, um encontro intitulado “Pré-cheia 2019”.
O objetivo do evento é avaliar as previsões do tempo para a região amazônica a curto, médio e longo prazo, para que haja uma preparação para possíveis enchentes.
Segundo o coordenador de Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, a tendência é que as águas continuem subindo nos próximos dias. Há previsão de chuvas acima da média no Acre, sobretudo no mês de março, quando existe maior possibilidade de enchentes.
Após o encontro e apresentação de dados, a Defesa Civil e demais órgãos não descartam a probabilidade de inundações. “É importantíssimo permanecer preparado sempre, principalmente se estas previsões forem se confirmando ao longo do período de maior criticidade”, diz a nota encaminhada à imprensa.
Previsão do tempo
Conforme a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão é de chuvas em todo o estado até segunda-feira, 4. Em Rio Branco, nos próximos dois dias, o céu deverá ficar nublado, com previsão de chuva.
Enchente em 2018
No ano passado, o Rio Acre chegou a 14,27 metros. Cinco famílias foram afetadas e levadas para o abrigo no Parque de Exposições. Na época, segundo a Defesa Civil, as famílias não tiveram as casas alagadas, mas foram retiradas por medida de segurança.