O nível do Rio Acre na capital acreana permanece instável. Após uma semana de vazante, as águas voltaram a subir e ultrapassaram a marca de 13 metros. Entre as 6h de domingo, 17, e as 18h desta segunda-feira, 18, o nível passou de 11,95 metros para 13,09 metros. A cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordo é 14 metros.
Segundo o coordenador de Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, mesmo com a previsão de chuvas, o nível do manancial deve estabilizar nos próximos dias.
“Assis Brasil, Brasileia, Xapuri e Capixaba estão em vazante. Se persistir essa mesma condição, a tendência é que o rio vaze e estabilize, mas depende muito da previsão. O Rio Acre é um rio de resposta rápida e, por isso, uma simples chuva altera o seu comportamento. Nessa época, nós vivemos um dia de cada vez para podermos ver o comportamento das chuvas.”
O abrigo montado no Parque de Exposições ainda não recebeu nenhuma família, mas permanecerá até abril, quando acaba o período chuvoso e o risco de enchentes.
Ao todo, 94 boxes foram construídos para alojar possíveis desabrigados. Vinte famílias foram retiradas de suas casas e encaminhadas à casa de parentes durante a última cheia do rio.
De acordo com o meteorologista Davi Friale, em seu site O Tempo Aqui, a previsão é de muita chuva em todo o estado até o próximo domingo, 24. No Acre, o acumulado de chuvas deve ficar em 40 mm e 80 mm.
Friale destaca que o nível do Rio Acre, na Capital, não é motivo de preocupação por enquanto. “No entanto, as chuvas intensas que deverão ocorrer durante esta semana poderão causar transbordamento em Rio Branco”.
Já em Sena Madureira, as águas do Rio Iaco podem causar transtornos à população. “Seu nível está acima da cota de alerta e a tendência é de subir mais nos próximos dias, tendo em vista as chuvas que continuarão a ocorrer”, publicou Friale.
No interior do estado, o nível das águas permanece baixando. Em Capixaba, o nível passou de 9,47 metros para 9,32 metros, entre 6h e 15h. Em Assis Brasil, o nível das águas marcou 4,43 metros, conforme medição feita às 15h. Já o Riozinho do Rola, maior afluente do Rio Acre, sobe aos poucos e registrou 14,40 metros nesta segunda.
Previsão do tempo – Conforme a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão é de possibilidade de chuvas na maior parte do estado até quinta-feira, 21. Em Rio Branco, nos próximos três dias, o céu deverá ficar nublado a encoberto, com previsão de chuva e trovoadas. A temperatura mínima é 22ºC e a máxima pode chegar a 31ºC.