A Câmara de Vereadores de Rio Branco deu posse na sexta-feira, 1º, aos suplentes João Marcos Luz (MDB) e Sandra Asfury (PSC), como titular das vagas deixada pelos parlamentares Roberto Duarte (MDB) e Manuel Marcos (PRB), eleitos deputado estadual e federal, respectivamente, nas eleições de 2018.
O presidente da Câmara, vereador Antonio Morais (PT), deu boas-vindas aos novos colegas que, segundo ele, reforçam o trabalho dos demais parlamentares na Casa do Povo.
“Quero agradecer a Deus por mais um semestre que se inicia. Que possamos conduzir os nossos trabalhos de maneira correta e idônea, para o bem da cidade e da nossa população. Aproveito a oportunidade para dar boas-vindas aos novos vereadores. Sem dúvida, ambos, vem para somar força a esse parlamento, lutando por melhores condições para nossa população”, disse.
Morais falou ainda sobre os desafios para 2019 enquanto presidente do parlamento municipal. “Nosso maior desafio é construir nossa sede, já temos o terreno e vamos fazer de tudo para concretizar esse objetivo. Tão logo assumi a presidência da Câmara dei início as tratativas. Outra coisa é valorizar mais o parlamento municipal. Queremos que essa Casa tenha ainda mais proximidade com a população. Nosso principal foco é o povo”.
A vice-presidente da Câmara, Lene Petecão (PSD), enfatizou o fortalecimento da bancada feminina na Casa. “Fico muito feliz que a participação das mulheres esteja aumentando com a chegada da colega Sandra Asfury. Tenho certeza que ela irá somar ao trabalho que já estamos realizando nessa Casa, que é clamar por mais políticas públicas voltadas às mulheres. Será um ano de muito trabalho para todos os 17 vereadores. Que Deus nos abençoe. Boas-vindas aos novos colegas”.
Após ser empossada, Sandra Asfury (PSC) falou sobre a expectativa para o ano legislativo e a importância do parlamento. “É um grande desafio, mas tenho certeza que Deus irá me capacitar para que eu exerça esse mandato da melhor forma possível. Política deve ser feita com responsabilidade e bom senso, e assim o farei. Lutando para que nossa população tenha mais qualidade de vida e por mais políticas públicas voltadas as mulheres”, disse ao pontuar ainda que irá representar as famílias e honrar os votos recebidos. “Irei honrar esse mandato e o que for preciso para ajudar as pessoas, eu farei”.
João Marcos Luz (MDB), por sua vez, enfatizou que chega à casa com objetivo de fazer um mandato transparente e eficiente. Frisou ainda que pretende cumprir as funções do vereador que é legislar e fiscalizar, e lutar por uma política livre da corrupção.
“O povo quer transperência e eficiência, portanto, será dessa forma que conduzirei esse mandato. Nosso objetivo será ajudar a conduzir melhor os trabalhos que iremos realizar em benefício da população da capital. Precisamos resgatar o prestígio do parlamento perante à sociedade e levar soluções aos moradores mais afastados do centro urbano. Realizaremos uma gestão respeitando a todos, da situação e oposição, e gostaria de reforçar que o único a ser beneficiado será o cidadão acriano” disse Luz.