O Senado Federal elegeu ontem, 6, os parlamentares que vão ocupar os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes e de secretários da Mesa Diretora da Casa, além dos suplentes de secretários, pelos próximos dois anos. Entre os eleitos está o senador Sergio Petecão (PSD). Ele foi conduzido ao cargo de primeiro-secretário.
Em sua página no Facebook, Petecão agradeceu ao apoio recebido pelo povo acreano. “Mais uma vez quero agradecer aos meus irmãos acreanos por essa oportunidade”, escreveu.
A eleição para a presidência da Casa ocorreu no último sábado, 2. O senador Davi Alcolumbre venceu por 42 votos, quebrando uma hegemonia do MDB no comando do Senado.
Como houve acordo entre líderes partidários, a eleição para os demais cargos da Mesa foi feita em chapa única. A única polêmica foi a questão de ordem levantada por um parlamentar da Rede, que mostrou-se contrário a indicação do PSL do nome do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, para a participar da Mesa.
Mesa Diretora
Nos próximos dois anos o Senado será presidido por Davi Alcolumbre (DEM/AP), cujo o 1º vice-presidente é Antonio Anastasia (PSDB/MG), e o 2º vice-presidente, Lasier Martins (Pode/RS). A 1º secretaria será ocupada por Sérgio Petecão (PSD/AC); 2º secretaria, Eduardo Gomes (MDB/TO), 3º secretaria, Flávio Bolsonaro (PSL/RJ) e 4º secretaria, Luis Carlos Heinze (PP/RS).
Os quatro suplentes de secretários escolhidos são: Marcos do Val (PPS/ES); Weverton Rocha (PDT-MA); Jaques Wagner (PT/BA) e Leila Barros (PSB/DF).