A série Guerreiros da Floresta conta a luta de três lideranças indígenas reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em defesa da Amazônia. A série estreia, pelo Canal Futura, nesta quarta-feira, 20, a partir das 20h30, no horário do Acre.
Produzida pela Santa Rita Filmes, a série conta com 13 episódios de 26 minutos cada. O acreano Ninawa Huni Kuin é uma das lideranças apresentadas no material audiovisual. Além dele, Davi Kopenawa, de Roraima, e Almir Suruí, de Rondônia, contam suas histórias de luta em defesa da sustentabilidade.
“A série estreia num momento de transição política dos mais importantes de nossa história recente. Esperamos que os temas abordados, promovam, de alguma forma, um debate consciente e necessário para as demandas indígenas e a relação harmoniosa entre todos os povos”, afirma Marcelo Braga, da Santa Rita Filmes.
Por meio do relato dos indígenas, a série mostra as culturas de cada uma das etnias, abordando suas semelhanças e particularidades de estilo de vida, além da luta por preservação e sobrevivência.
Os três guerreiros escolhidos como personagens são perseguidos no Brasil por fazendeiros e mineradores e reconhecidos internacionalmente pela ONU.
A diretora Andrea Pilar Marranquiel conta que o material foi produzido com a intenção de dar voz aos indígenas para que contem suas próprias histórias.
“O que o Guerreiros traz é um desafio para esse momento tão anti-indigenista que vivemos. Nos deslocamos do eixo do homem branco e mergulhamos no ponto de vista do brasileiro original.”
A série será exibida todas as quartas-feiras, a partir das 20h30 – horário local. O 13º e último episódio vai ao ar no dia 15 de maio. (Com informações do Estadão)