Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 22, no auditório da sede da Prefeitura de Rio Branco, a prefeita Socorro Neri empossou 21 novos servidores, sendo 1 biomédico, 2 cirurgiões dentistas, 1 cirurgião dentista protesista, 1 enfermeiro, 8 psicólogos, 1 biólogo, 1 gestor em saúde pública, 1 técnico em contabilidade e 1 técnico em saúde bucal, que atuarão na rede municipal de saúde.
Além desses profissionais, a Prefeitura empossou mais 4 médicos que participaram de processo seletivo em 2017 e que agora somam-se às equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para prestar atendimento à população.
O objetivo principal da contratação desses profissionais é fortalecer as diversas ações que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura da capital, que atravessa uma epidemia de dengue. Os novos profissionais fazem parte da última chamada do concurso realizado no ano de 2014 e encerrado em 2018.
Ao falar aos presentes, Socorro Neri saudou os empossados e disse que essas contratações só foram possíveis graças à reforma administrativa feita por sua gestão. “É importante frisar que os senhores só estão aqui nesse momento graças à decisão que tivemos que tomar, de exonerar 132 cargos em comissão que existiam na atividade meio do Município, para contratá-los com o objetivo de melhor atender a nossa população”, enfatizou.
Saúde financeira – A prefeita fez um breve relato da atual situação da Prefeitura e do quanto mais gostaria de fazer em benefício da população. Ela lembrou que Rio Branco é um dos pouquíssimos municípios brasileiros que gozam de boa saúde fiscal. “Isso se dá graças à ação dos prefeitos que me antecederam e à qual nossa gestão dá continuidade. Hoje, o nosso Município não gasta mais do que arrecada”, explicou Socorro Neri.
Recomendação – Em sua fala, a prefeita destacou a importância dos novos servidores para o atendimento da população e lembrou a todos que, assim como ela, estão no serviço público para servir ao público e não se servirem do serviço público. Também que nunca permitiu nem permitirá qualquer tipo de desvio de conduta em sua gestão “Quem desta forma agir, será responsabilizado. Sejam bem-vindos”, afirmou.
Privilégio – Coube à enfermeira Érica Lima da Mota fazer a saudação aos presentes em nome dos demais empossados. “Quero agradecer primeiramente a Deus por estar aqui e à decisão da prefeita Socorro Neri de optar em nos convocar para trabalhar pelo povo da nossa cidade. É um privilégio ser a partir de agora servidora do Município de Rio Branco”, salientou.
Reforço – O secretário Oteniel de Almeida disse que a contratação dos novos servidores vai reforçar o atendimento nas unidades de saúde mantidas pelo Município. “Sabemos o quanto custou essa decisão da prefeita, de optar pela melhoria dos serviços de atendimento à população. Essa decisão tem um custo político muito alto, no entanto ela fez o que era o mais correto”, destacou.
Representando a Câmara de Vereadores da capital, o vereador Rodrigo Forneck elogiou a decisão de Socorro Neri em autorizar a contratação dos 21 novos servidores. “Sabemos das dificuldades financeiras que o país atravessa neste momento e não poderia ser diferente a situação do nosso município. Todavia, confiamos na sua gestão. Conte conosco na defesa das demandas da Prefeitura no parlamento municipal”, concluiu.