X

Sem pé, nem cabeça

Foi totalmente sem sentido esta notícia falsa, no popular fake news, da abertura de um concurso público para o Departamento de Estado de Estradas e Rodagens (Deracre). Quem está minimamente acompanhando o cenário atual da saúde financeira do Estado percebe claramente o quanto chega a ser absurda tal suposição.
Como poderia o Estado lançar um concurso para o Deracre? Vai contra tudo o que vem sendo divulgado. O governo está num processo de austeridade e contenção das despesas públicas, buscando um equilíbrio fiscal. Esta semana, inclusive, já teve manifestação de concursados da polícia, que tiveram que ouvir como resposta: “paciência, estamos nos acertando. Quando as coisas melhoraram, vamos convocá-los”.
Hoje em dia, as pessoas tomam por verdade qualquer coisa que leem e que queiram que seja real. As redes sociais, munidas de um massacre de informações, potencializam isso.
É preciso ter um mínimo de bom senso na hora de se informar. Buscar informações em fontes mais confiáveis, mais tradicionais, de maior credibilidade. Não dá para viver em mundo de mentiras, lendo tudo e achando que tudo o que se lê é fato. Não é. Boatos não vão se tornar verdade assim do nada, só pela força do querer.
Desconfie, confronte, cheque outras fontes, veja outras mídias. Quanto mais, melhor, mais chance de ter verdade naquela informação. Crie seu próprio filtro, e se poupe de se iludir à toa

Fabiano Azevedo: