Os moradores da região da Sibéria, em Xapuri, estão isolados. De acordo com informações repassadas por moradores da comunidade, até o final da tarde de ontem, 18, a embarcação que faz a travessia ligando o Primeiro Distrito de Xapuri à Sibéria segue sem operar. As mesmas fontes apontam que um cabo de aço rompeu e a embarcação desceu o rio, mas já havia sido resgatada.
O secretário de Infraestrutura, Thiago Caetano, que cumpriu agenda em Brasília ontem, 18, disse que quarta ou quinta-feira os serviços da balsa que faz o transporte de passageiros e cargas da cidade de Xapuri para a comunidade Sibéria volta a operar.
“Desde que a gente soube a gente começou uma movimentação para resolver essa situação. Hoje, 18, o diretor presidente do Deracre, o Ítalo, estava mandando uma equipe lá para Xapuri. Ele já tinha conseguido uma equipe lá pra buscar a balsa que estava lá embaixo. Um dia todinho para chegar a Xapuri”, salienta Caetano.
Thiago Caetano explicou que quanto à falta de combustível, o Detran disponibilizou diesel e o Depasa vai fazer a manutenção dos motores. “Já consegui com o pessoal do Depasa para dar um suporte no motor que tinha meio que danificado e consegui com o Detran o diesel para rodar lá. A expectativa que até quarta ou quinta-feira a gente consiga resolver essa situação”, pontua o secretário.