As chuvas intensas predominam até o próximo dia 7 de março no Acre. A previsão é do pesquisador e meteorologista Davi Friale, segundo publicado em seu site O Tempo Aqui.
De acordo com Friale, a partir desta quarta-feira, 27, até a próxima segunda, 3, a chegada de uma fraca frente fria (que não é frio, nem friagem) deixa o tempo instável. A temperatura deve cair nesta quinta e sexta, 28 e 1º, respectivamente, deixando o clima agradável.
“A elevada umidade do ar, que vem do Atlântico Norte, deixa o tempo extremamente instável e cria condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, que, em alguns pontos, podem vir acompanhadas de raios e ventanias.”
O meteorologista alerta para a alta probabilidade de ocorrência de inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, e até deslizamentos de terra.
Sobre o nível do Rio Acre na capital acreana, Friale explica que as chuvas registradas nas últimas 48 horas e as que ocorrerão nas próximas 72 horas devem elevar o nível das águas.
“Os níveis dos rios acreanos e amazonenses devem subir rápida e acentuadamente, podendo, até o fim desta semana, ficar próximos ou passar da cota de transbordamento, inclusive o Rio Acre, em Rio Branco”, alerta.
Conforme a última medição da Defesa Civil, feita às 12h, o manancial atingiu a marca de 9,68 metros em Rio Branco. Com o nível abaixo de 10 metros, os boletins passam a ser divulgados somente às 6h, ou seja, uma vez por dia.
Previsão do tempo – De acordo com a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão é de possibilidade de chuvas na maior parte do estado até sábado, 2. Em Rio Branco, nos próximos três dias, o céu deverá ficar nublado a encoberto, com previsão de chuva e trovoadas. A temperatura mínima é 22ºC e a máxima pode chegar a 29ºC.