As últimas semanas têm sido de muita chuva em todo o estado, sobretudo no período da manhã. Com isso, a média diária de doadores de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) caiu pela metade.
Segundo a coordenadora do setor de captação de sangue, Josiane Oliveira, o número de doações reduziu de 60 para 30 por dia.
“Essas chuvas que ocorrem, a maioria das vezes, no período da manhã têm diminuído bastante o número de doadores. A nossa média diária está de 30 bolsas, o que é pouco. Muitas pessoas não têm transporte para vir e acabam deixando de sair para doar por causa da chuva”, explica.
Para suprir a carência do estoque de sangue, o Hemoacre fez uma parceria com taxistas da empresa Apuí, que estarão realizando, nos dias 11 e 12 de fevereiro, corridas gratuitas para quem for doar sangue.
“Os taxistas estarão vindo fazer doação, convidando amigos e familiares para doar. Além disso, quem vier fazer doação nesses dias serão levados para casa gratuitamente pelos taxistas. Com certeza vai facilitar nessa questão da chuva para levar as pessoas de volta pra casa”, garantiu.
Oliveira destaca a importância de doar sangue não somente durante campanhas ou casos de saúde urgentes, mas também ao longo de todo o ano de forma voluntária.
“Nós atendemos vários hospitais como Hospital do Câncer, Maternidade, Huerb, Hospital da Criança, e demais demandas que surgem com as emergências. Por isso, precisamos de um estoque que não haja risco de deixar de atender essas pessoas. Acho que temos como melhorar, com a população se prontificando a fazer essa doação, com certeza, não teremos problemas de falta de sangue.”
Para se tornar um doador é simples. Basta ter entre 16 e 69 anos, sentir-se bem de saúde e portar um documento com foto, válido em todo o território nacional. Menores de idade precisam ir acompanhados de um responsável.
“A pessoa precisa estar alimentada, não precisa ir em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos. Outra coisa importante é que tem que ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Mas, o mais importante é querer ser um doador e ajudar o próximo”, esclareceu a coordenadora.
O Hemoacre funciona das 7h às 19h e as doações começam a ser captadas a partir das 7h15 até às 18h30. A unidade fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 2787. Mais informações por meio do telefone (68) 3228-1494.