Uma ação do Serviço de Inteligência da Polícia Civil do Acre, coordenada pelo delegado Pedro Resende, levou à prisão de um dos conselheiros do Comando Vermelho (CV). José Ronildo Lucas Souza do Nascimento, de 40 anos, conhecido no mundo do crime como “Zé Ronildo”, foi preso no Aeroporto de Rio Branco.
“O Zé Ronildo estava foragido há mais de um ano. Todas as forças policiais do Acre estavam atrás dele, que é considerado um dos homens mais fortes de uma organização criminosa que atua no Estado. Nós fizemos essas investigações de várias formas, e na sexta-feira (15) conseguimos interceptá-lo enquanto ia buscar sua filha no Aeroporto Internacional de Rio Branco. Foi uma prisão importante porque desarticula um dos membros e conselheiros mais importante dessa organização”, disse o delegado.
As ordens para matar desafetos, furtos, tráficos e roubos passavam por Ronildo, que coordenava as ações na parte alta da cidade. “Em 2017 ele chegou a ser apreendido com um fuzil, mas com pouco tempo foi liberado pela Justiça”, lamenta o delegado.
O delegado Pedro Rezende explica que desde a liberação pela Justiça, “ele se fortaleceu com isso, não só dentro da facção atuando na chefia, mas também coordenando o tráfico de drogas na região, as matanças dos adversários. Foi mais um trabalho da Polícia Civil tirando das ruas um homem extremamente perigoso que estava em conflito com a lei”, disse a autoridade policial.
José Ronildo ficará mais uma vez à disposição da Justiça acreana. Ele foi encaminhado para o sistema prisional do Acre onde aguarda posição do Judiciário.