Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Defensorias vão entrar com recurso para suspender aumento da tarifa de energia

Defensorias vão entrar com recurso para suspender aumento da tarifa de energia

As Defensorias Públicas da União e do Estado do Acre irão entrar com recurso em favor da suspensão do reajuste de 21,9% da energia elétrica no Estado. O pedido será apresentado em até 15 dias úteis, em Brasília. A informação foi confirmada pelo defensor público Celso Araújo.

A decisão de recorrer veio após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) anunciar a suspensão da liminar que barrava o reajuste.

Desde o dia 18 de dezembro, quando a ação civil pública foi protocolada, a Justiça vem analisando os pedidos tanto das defensorias quanto da Energisa, empresa que assumiu a Eletrobras Distribuição Acre.

Ao A GAZETA, o defensor público afirma que a decisão do TRF 1 causou estranheza. “Ficamos surpresos com essa decisão que cassou nossa liminar. Por isso, estaremos interpondo um novo recurso em Brasília para tentar, novamente, obter a suspensão do reajuste”.

Araújo destaca que, além do reajuste em vigor, existe a previsão de um novo aumento em julho deste ano. “É uma revisão tarifária que na verdade se torna em aumento, já que aumenta os valores”.

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) e representantes de movimentos sociais estão planejando uma manifestação contra o aumento. O ato está marcado para o dia 22 de fevereiro, a partir das 8h, em frente à Eletroacre.

Eletroacre é bem avaliada por pesquisa

A Eletrobras Distribuição Acre está entre as finalistas do Prêmio Iasc 2018 – Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – que premia as distribuidoras mais bem avaliadas com base na percepção dos consumidores residenciais.

O índice é verificado por meio de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no ano passado, quando a Eletroacre ainda era uma empresa pública.

Questionado sobre o índice de satisfação relevado na pesquisa, o defensor público disse que ficou surpreso com o resultado. Araújo relata, como consumidor, que sua geladeira deu problema no começo de janeiro após uma queda de energia.

“Eu respeito a decisão, mas acho que há muitas reclamações de consumidores em relação aos servidores prestados. Eu fiquei sem entender, pois o que eu vejo é um grande índice de reclamação, o que é justamente ao contrário do que a pesquisa diz. E eu falo por experiência própria. Ainda vou apresentar a nota técnica do conserto da minha geladeira à Eletroacre.”

Sair da versão mobile