Os parlamentares estaduais definiram ontem, 14, os nomes dos membros para as Comissões Permanentes da Aleac. Após intenso debate no centro do plenário da Casa Legislativa, com direito ao líder do governo Gehlen Diniz (Progressistas) ter ao seu lado direito o deputado Edvaldo Magalhães e ao lado esquerdo Jenilson Leite, ambos do PCdoB, e aos olhos atento de Roberto Duarte Júnior (MDB) os nomes foram chancelados.
Ao deixarem o plenário, em conjunto, o deputado Edvaldo Magalhães abriu a fala ao dizer que a composição das Comissões obedeceu o que manda o Regimento da Aleac, em conformidade com a proporcionalidade partidária.
“A composição foi conforme a proporcionalidade das bancadas obedecendo ao Regimento. E nós vamos ter a instalação na terça-feira e com a instalação temos a eleição do presidente e do vice-presidente respectivamente”, disse o líder oposicionista.
Já o líder do governo, deputado Gehlen Diniz (Progressistas) disse que houve consenso entre os deputados e a observância do Regimento da Aleac. Destacou, também, que todos serão contemplados dentro das comissões permanentes. “Seguimos o que dizia o regimento interno. Quem tem mais deputados indica mais membros para as respectivas comissões. Todos os 21 deputados ou serão presidentes ou vice-presidentes. Todos estarão bem representados”, pontuou.
O deputado Jenilson Leite (PCdoB), que ocupa a primeira vice-presidência da Aleac, fez uma ponderação na fala de Gehlen e Magalhães. “É de esperar como a base do governo, que tem a maior bancada nessa Casa, certamente dentro das comissões vai ter maior participação e respectivos presidentes e vices”.
Roberto Duarte Júnior (MDB) que no começo da manhã parecia não concordar com alguns pontos na formação das comissões, ao final da reunião no plenário, disse que “foi respeitado o regimento interno e a proporcionalidade”. Embora, logo cedo tenha dito que “não interessa ao governo eu ser presidente das principais comissões por eu não ser subserviente a ele”, completa Duarte.
Os nomes dos membros das principais comissões ficaram assim definidos:
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
Neném Almeida (Solidariedade), Cadmiel Bonfim (PSDB), Roberto Duarte (MDB), Gehlen Diniz (Progressistas) e Daniel Zen (PT).
Comissão de Orçamento e Finanças (COF)
Chico Viga (PHS), Cadmiel Bonfim (PSDB), Roberto Duarte (MDB), Gehlen Diniz (Progressistas) e Edvaldo Magalhães (PCdoB).
Comissão de Direitos Humanos (CDH)
Whendy Lima (PSL), Cadmiel Bonfim (PSDB), Luiz Tchê (PDT), Daniel Zen (PT) e Wagner Felipe (PR).
Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor (CDDC)
Dra. Juliana Rodrigues (PRB), Roberto Duarte (MDB), Josa da Farmácia, Fagner Calegário (PV) e Luiz Tchê (PDT).
Comissão de Saúde (CS)
Chico Viga (PHS), Meire Serafim (MDB), Bestene (Progressistas), Jenilson Leite (PCdoB), Cadmiel Bonfim (PSDB).
Comissão de Segurança Pública (CSP)
Nénem Almeida (Solidariedade), Cadmiel Bonfim (PSDB), Roberto Duarte (MDB), Gehlen Diniz (Progressistas) e Edvaldo Magalhães (PCdoB).