Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputados estaduais instalam comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Acre

Deputados estaduais instalam comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Acre

Gehlen Diniz (Progressistas)

Os deputados estaduais instalaram na quarta-feira, 27, durante a sessão ordinária, as Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Na ocasião, foram escolhidos também os presidentes e vice-presidentes das pastas para o biênio 2019/2020.

A base de apoio ao governador Gladson Cameli (PP) presidirá dez comissões, enquanto a oposição ficou responsável apenas por duas.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), considerada uma das mais importantes do Poder Legislativo, ficou sob o comando do líder do governo, o deputado Gehlen Diniz (PP). O progressista assumiu ainda a vice-presidência das comissões de Orçamento e Finanças (COF) e de Segurança Pública.

Com relação à Comissão de Orçamento e Finanças (COF), também considerada importante, o presidente será o deputado Chico Viga (PSH), da base de apoio ao Governo do Estado.

A Comissão de Saúde Pública terá como presidente o deputado José Bestene (PP) e vice-presidente o Jenilson Leite (PCdoB). Já a Comissão de Educação será presidida pelo democrata Antônio Pedro (DEM), sendo o deputado Daniel Zen (PT) o vice-presidente.

A Comissão de Defesa das Crianças e Idosos ficará sob o comando do deputado Josa da Farmácia (Podemos). O vice será o deputado estadual Manoel Moraes (PSB). Já a Comissão de Segurança Pública ficará sob a responsabilidade do deputado estadual Cadmiel Bonfim (PSD).

Na Comissão de Legislação Agrária, Neném Almeida (Solidariedade) será o presidente e como vice o parlamentar Roberto Duarte (MDB). O emedebista chegou a ser cotado para assumir a CCJR, porém, as articulações nos bastidores acabaram por aclamar o líder do governo como presidente da pasta.

Quanto à Comissão de Direitos Humanos, o deputado Whendy Lima (PSL) será o presidente, enquanto o deputado Vagner Felipe (PR) será o vice. Já na Comissão de Defesa do Consumidor, a deputada Juliana Oliveira (PRB) será a presidente e o deputado Luis Tchê (PDT) o vice.

O bloco de oposição ficou com a presidência de apenas duas comissões, a de Serviço Público, e Legislação Participativa. Os deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Jonas Lima (PT) assumem o comando das pastas, respectivamente.

Consenso – O líder do governo, deputado Gehlen Diniz (PP), frisou que a escolha dos presidentes das comissões ocorreu de forma pacífica e contou com o aval de todos os deputados estaduais. “A oposição poderia muito bem dificultar a instalação dessas comissões ao exigir eleição em comissão por comissão. Não houve isso, o que houve foi um consenso em todas as comissões. Todos os nomes foram aclamados”, disse Diniz.

Sair da versão mobile