O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Acre (Detran) informou na terça-feira, 12, que 50% dos radares eletrônicos da zona urbana da cidade já foram desligados pelo órgão. Segundo o órgão, a outra metade ainda não tem previsão para desativação.
O Detran ressaltou ainda que não será divulgado quais radares foram ou ainda serão desligados. “Por motivo de segurança não falaremos quais radares já foram ou ainda serão desligados. Sabemos que isso pode fazer com que o condutor ultrapasse a velocidade nos semáforos, podendo causar um acidente”, disse o diretor do órgão, declarou o diretor de operações do Detran, Isaías Brito.
Brito esclareceu também que está ocorre apenas o desligamento dos radares e não sua retirada, uma vez que cabe somente à empresa fornecedora do aparelho. “No entanto, eles não podem mais fazer nenhuma notificação”, afirma Brito.
Em nota, o Detran disse que a medida cumpre à determinação do Governador Gladson Cameli, para o desligamento dos radares instalados em Rio Branco, já que por determinação legal, a responsabilidade pela execução da fiscalização de trânsito em vias terrestres é do município e não do estado.
Em razão disso, a equipe técnica do Detran está elaborando um cronograma com a finalidade de estabelecer o desligamento gradual desses equipamentos de fiscalização à medida que os serviços forem absorvidos pela RBTRANS e decidirem quais radares serão mantidos e quais serão excluídos.
As multas geradas anteriormente em decorrência de infrações cometidas nos pontos de fiscalização eletrônica não serão canceladas. (Com informações do Ac24horas)