Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governador de Rondônia e empresários vêm ao Acre conhecer plantio de café no próximo dia 12, diz porta-voz

FOTO/ SECOM ACRE

O porta-voz do governo do Acre, Rogério Wenceslau, falou a respeito da visita do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (PSL) e seu vice, José Atílio Salazar Martins (PSL), além de empresários rondonienses. O objetivo da visita é conhecer a produção de café na região de Plácido de Castro. Além da troca de experiências, a comercialização do café produzido aqui também está na pauta.

“A expectativa é a melhor possível. Essa visita já é fruto do compromisso do governo com o setor produtivo. Na comitiva de Rondônia virão também alguns empresários do Agronegócio, mostrando que de fato há um interesse de grupos de outros estados para investir no Acre”, disse Wenceslau.

Quanto à conclusão das obras da ponte sobre o Rio Madeira, o porta-voz disse que a iniciativa se soma às medidas do governo Gladson, de abrir o Acre para o agronegócio com vista ao desenvolvimento regional. “Fundamental. Vai tirar definitivamente o Acre do isolamento, agilizar o transporte de cargas, baratear o frete, ajudar no escoamento da nossa produção, além de ser estratégia para produtores que queiram acessar o Pacífico passando pelo Acre e Peru”, disse ele, ao falar da criação de uma nova rota internacional de comércio de produtos.

O encontro acontece na Colônia Santa Maria que fica localizada na Rodovia AC 475, Ramal Boa Esperança. A comitiva rondoniense conhecerá as práticas do produtor Anésio Rodrigues Alves, que planta café há mais de 40 anos e hoje conta com 11 mil pés de café. Ele tem uma renda de R$ 12 mil por hectare.  “Pra quem tem pouca terra, não tem negócio melhor”, diz o produtor acreano.

O prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros (PSDB), comemorou a confirmação do encontro. Disse que o momento traz ao município a esperança de dias melhores com o fechamento de negócios e apresentar aos empresários do Estado vizinho o potencial de Plácido de Castro, que assim como Acrelândia, tem perfil ligado ao agronegócio. Ele destacou o empenho do secretário de Produção e Agronegócio na construção da pauta.

“A ideia deste encontro surgiu lá em Porto Velho, durante visita ao governador Coronel Marcos Rocha, quando tratamos do fortalecimento do agronegócio. O apoio do secretário Paulo Wadt (Secretaria Estadual de Agronegócio e Produção do Acre – Sepa) foi fundamental para a realização deste encontro em Plácido de Castro”, diz o prefeito.

A visita tem o apoio de parceiros importantes para o desenvolvimento do Acre. Sebrae e Embrapa, Senar e Federação da Agricultura do Acre estarão presentes. (Com informações da Assessoria da Prefeitura de Plácido)

Sair da versão mobile