A aposentada Antônia Negreiros, 74 anos, levou um susto ao receber a conta de energia de sua residência. É que o aumento de 21% anunciado pela Energisa, após a queda da liminar que brecava o reajuste, passou a ser cobrado. No talão da aposentada veio à cobrança da diferença do uso da energia, ICMS, PIS e COFINS. Só de impostos, ela vai pagar mais de R$ 37,00, fora a taxa de iluminação.
Para tentar frear o aumento, a Defensoria Pública do Estado (DPE) e a Defensoria Pública da União (DPU) vão apresentar em Brasília um recurso. A informação foi confirmada pelo deputado Jenilson Leite (PCdoB). Ele, que é um dos parlamentares contra o reajuste, frisou que além dessa medida das defensorias, uma manifestação deve acontecer dia 27 em frente à Energisa no Acre.
Nós estamos preparando uma mobilização popular para dia 27 fazer uma paralisação para dizer que nós não aceitamos esse comportamento. Até em então nada mudou. A energia continua de péssima qualidade e nós continuamos recebendo o reajuste de 21%. Se a gente conseguir derrubar, isso não será cobrado. É preciso que a população se mobilize para dizer que não vai pagar pelo um produto de péssima qualidade”, disse o parlamentar.
Jenilson Leite disse que a intenção é que a direção da companhia elétrica receba uma comissão formada por parlamentares e membros da sociedade civil organizada para discutir o assunto. “Vamos pedir para ser recebidos pela direção da Energisa já que eles não quiseram vir à Aleac”, disse o parlamentar comunista.
O parlamentar estendeu o convite à população e aconselhou que os consumidores levem eletrodomésticos danificados com as constantes quedas de energia para à frente da sede da Energisa no próximo dia 27, às 8 horas da manhã. “Vamos pedir para que se cumpra o que está regulamentado para que se possa fazer o reajuste, que é a avaliação correta ela passa pelo Conselho do Consumidor de toda uma planilha. Eles não fizeram nada disso. Se tiver algum eletrodoméstico queimado que leve no dia da manifestação para entregar na frente da Energisa”, destacou.