Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ações da prefeitura reduzem casos de dengue em Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde  (Semsa), informou na tarde desta quarta-feira, 20, que as ações realizadas pelo Município no combate ao mosquito Aedes Aegypti já apresentam resultado positivo do número de casos de dengue registrados na capital.

De acordo com o Boletim Informativo Sobre Dengue divulgado pela Semsa, na Semana Epidemiológica nº 05 (27/01 a 02.02.2019) foram registrados 189 casos suspeitos da doença, distribuídos em 75 bairros da cidade.

Na Semana nº 04, a Semsa havia registrado 234 casos suspeitos de dengue em Rio Branco, espalhados em 97 bairros da Capital.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, apesar de ainda ser considerado um índice alto, os dados divulgados mostram que as ações desenvolvidas pela Prefeitura estão sendo eficazes para a diminuição dos casos da doença.

Ações desenvolvidas – O secretário explicou que a dedicação e o esforço da prefeita foram fundamentais para reduzir os casos da doença: “Graças às ações da prefeita Socorro Neri, como a decretação de situação de emergência, a parceria com o Exército Brasileiro, que cedeu 22 militares para reforçar as visitas militares, a contratação de 22 agentes de endemias para atuar diretamente na visita, ampliação do número de equipes da Zeladoria da Cidade no recolhimento de lixo e entulho e a intensificação do plano de mídia da Prefeitura no intuito de alertar a população para o risco e os cuidados em relação ao Aedes”, enfatizou Almeida.

Recomendação – Almeida recomendou à população que ajude a Prefeitura no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que também transmite doenças como a Zika e a Chikungunya. “Pedimos à população que evite deixar caixas d’água sem tampa, lixo espalhado em seus quintais, vasilhames jogados nas ruas e em seus terrenos, vãos de plantas com água, enfim todas as medidas básicas que devem ser observadas para evitar a proliferação do Aedes”, concluiu o secretário.

Arrastão da Dengue (Fotos/ Assis Lima)
Sair da versão mobile