Mesmo com a possibilidade de desconto de 40% no valor da multa, o aplicativo criado para comunicar diretamente infrações a motoristas por meio da internet, sem envio por correio, teve baixa adesão no Acre.
Conforme o Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC), do total de 270 mil veículos que circulam no estado, somente 1.470 foram cadastrados no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). O aplicativo passou a ser usado pelo Detran-AC em outubro de 2017.
O estudante Alex Lopes não conhecia o aplicativo e aprovou. “Geralmente as multas são caras, pesa bem no bolso. O desconto é bom, mas bom mesmo é não cometer a multa”, disse.
A chefe do setor de Multas do Detran-AC, Heretuza Pessoa, explicou que todas as infrações são contempladas com o desconto que é dado pelo aplicativo. De acordo com o Detran, em janeiro desse ano, o estado registrou quase 9 mil infrações de trânsito.
“Todos os tipos de infração são contempladas com desconto, desde que ele reconheça que cometeu a infração. Então, a partir do momento em que o proprietário do veículo efetuou o cadastro e ele foi notificado, ele precisa reconhecer que cometeu aquela infração, abrir mão do direito de recurso. Aí sim, ele recebe esse desconto”, disse Heretuza.
A próxima atualização do sistema deve possibilitar que o proprietário indique o condutor que cometeu a infração, o que hoje só é possível indo até uma unidade do Detran.
Cadastro
O interessado deve se cadastrar no SNE pelo site do Denatran ou por meio de aplicativo na Play Store (para Android) e APP Store (para IOS). Para fazer o cadastro, o condutor deve inserir o CPF, e-mail, criar uma senha, inserir os dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o código de segurança do documento.
Para as pessoas que não têm habilitação, mas possuem veículos registrados no nome, os dados a serem preenchidos são CPF, e-mail, senha e o código de segurança do Certificado de Registro de Veículo. Após isso, o condutor vai receber um link para ativação da conta e redirecionado para os serviços do Denatran.