O vereador João Marcos Luz (MDB) expôs na Câmara Municipal nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, o desejo de defender o povo contra o aumento abusivo da tarifa de ônibus, situação que vem ocorrendo nos últimos anos. Para o emedebista, o Conselho Tarifário não deveria ter competência para decidir pelo povo.
“Faço um apelo aos colegas vereadores Eduardo Farias e Rodrigo Forneck. Vamos trazer de volta para este Casa o debate da tarifa de ônibus. Não vamos entregar ao Conselho Tarifário a possibilidade de acabar com a democracia e tirar do povo à legítima representação para defendê-lo”.
Luz também aproveitou a presença do superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans), Sr. Nélio Anastácio – convocado a participar da sessão – para questionar sobre os planos de mobilidade urbana para Rio Branco, relatando a importância de melhorar o transporte público e regularizar o transporte por aplicativo.
O vereador João Marcos Luz também indagou o superintendente sobre a qualidade do mototaxímetro, informando que de acordo com os mototaxitas, poucos compraram o equipamento devido a dificuldade financeira e a falta de qualidade do mesmo. Luz acredita ser necessário um prazo maior para a lei entrar em vigor e, assim, começar a aplicar multa no cidadão que não cumpri-la.
“Sobre o motoxímetro, quais as normas, regulamento e instrumento aprovado pelo Inmetro? Os aparelhos estão sendo instalados regularmente? Por qual empresa?”, interpelou.