X

Jarude propõe projeto para Câmara divulgar gastos de vereadores

O vereador Emerson Jarude (sem partido), apresentou nesta quinta-feira, 21, um Projeto de Resolução para tornar obrigatória a divulgação de informações detalhadas de cada vereador. A iniciativa, que altera o Regimento Interno na Casa, visa contribuir com as políticas de transparência e divulgação de informações na Câmara Municipal de Rio Branco.

No texto do Projeto, Jarude sugere que a divulgação de informações como diárias de viagens, combustível, aluguel de veículos, serviços gráficos, verba de gabinete utilizada mensalmente, e qualquer outro gasto, sejam divulgados no site da Câmara.

Além dos gastos, a proposta é que fiquem disponíveis: a lista de proposições apresentadas por cada vereador, acompanhadas do respectivo andamento; assiduidade nas sessões; e como votaram os vereadores em cada projeto.

Em seu discurso, Jarude apresentou o projeto denominado “Câmara Mais Transparente” defendendo que a proposta vem ao encontro dos anseios da população, que segundo ele, busca cada vez mais informações para fiscalizar o trabalho do Poder Público.

“No exercício do mandato, a população nos cobra diariamente sobre a produtividade do vereador, e os gastos do gabinete. Infelizmente a Câmara não possui ainda a transparência adequada, mas se aprovado o nosso projeto, a população terá mais um instrumento simples e claro para cobrar os seus representantes e exercitar a cidadania”, afirma o parlamentar.

 

A Gazeta do Acre: