O nível do Rio Acre permanece subindo em Rio Branco. Nesta terça-feira, 5, as águas subiram mais de 20 centímetros atingindo a marca de 13,48 metros, conforme medição feita às 18h. Com isso, ao manancial fica a 2 centímetros da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Segundo o coordenador de Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, a tendência é que as águas continuem subindo nos próximos três dias. Ele reitera que há previsão de chuvas acima da média para os meses de fevereiro e março.
“A tendência é que o rio atinja a cota de alerta nesta madrugada [quarta-feira, 6]. Tudo depende das chuvas. Assis Brasil começou a baixar hoje [terça-feira, 5]. Em Brasileia, Xapuri e Capixaba o rio continua subindo. Se ocorrerem chuvas significativas, teremos mais uns três dias de subida.”
Em Capixaba, por exemplo, o manancial subiu mais de 24 centímetros em nove horas. No município de Brasileia, as águas atingiram 9,96 metros nesta terça-feira, conforme medição das 15h. Já o Riozinho do Rola, o maior afluente do Rio Acre, subiu mais de10 centímetros no espaço de nove horas e marcou 14,30 metros.
As chuvas também elevaram as águas do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. O manancial atingiu 13,32 metros nesta terça, 5, e algumas famílias do bairro da Várzea começaram a ser retiradas de suas casas pela Defesa Civil. Nas últimas 24 horas, o rio subiu em média 1 cm por hora.
Previsão do tempo
Conforme a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão é de pancadas de chuvas em todo o estado até sexta-feira, 8. Em Rio Branco, nos próximos três dias, o céu deverá ficar nublado, com previsão de chuva. A temperatura mínima varia entre 22ºC e 23ºC e a máxima pode chegar a 31ºC.