X

Prefeita Socorro Neri decreta situação de emergência por conta de epidemia de dengue

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, assinou na segunda-feira, 18, a decretação de Situação de Emergência Municipal em razão de Epidemia por Doença Infecciosa Viral (Dengue) e determina atividades preventivas contra o vírus da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

A decretação de Situação de Emergência tem por objetivo fortalecer e ampliar as ações preventivas e de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor dessas doenças, cujos índices de casos registrados tiveram elevação nos últimos meses em Rio Branco.

A decisão da prefeita em decretar Situação de Emergência leva em consideração o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), realizado em outubro de 2018, que registrou na capital o índice de infestação predial de 7,1% dos imóveis pesquisados, quando o aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%.

O decreto também leva em consideração o registro, nas três primeiras semanas epidemiológica de 2019, do acúmulo de 882 casos notificados de Dengue em Rio Branco, representando um aumento de 313% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram registrados 211 casos suspeitos.

De acordo com o decreto, durante a Semana Epidemiológica realizada no período de 20 a 26 de janeiro de 2019 houve registro de casos da doença em 97 bairros da capital.

A Gazeta do Acre: