X

Rio Acre sai da cota de alerta em Rio Branco, mas pode voltar a subir, diz Defesa Civil

O Rio Acre saiu da cota de alerta, que é de 13,50 metros, em Rio Branco e marcou 13,21 metros na medição das 9h de terça-feira, 12. Porém, de acordo com a Defesa Civil, o manancial pode voltar a subir nos próximos dias e ultrapassar novamente a cota de alerta e transbordo.

Os dados mostram que o rio baixou 75 centímetros em 24 horas, já que às 9h de segunda, 11, ele estava na marca dos 13,96 metros. No sábado, 9, o manancial chegou aos 15 metros e algumas famílias foram retiradas de casa e levadas para casas de parentes.

Conforme o órgão, o centro de previsão de tempo e estudos climáticos aponta probabilidade de chuvas de 80% a 90% para todos os dias até a próxima segunda-feira, 18.

“Sim, estamos em vazante, mas há previsões de mais chuvas para todo o estado. Lembrando que os meses mais críticos são fevereiro e março. Ainda temos muito tempo neste inverno, o que poderá acarretar novos transbordos. Por isso, a atenção é máxima neste momento”, afirmou o major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros.

A prefeitura de Rio Branco iniciou a construção de 100 abrigos no Parque de Exposições Wildy Viana, no último dia 15 de janeiro. No mesmo dia, a prefeita Socorro Neri lançou o plano de contingência para enchentes. Até esta terça, nenhuma família foi levada para o abrigo.

 

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: