X

ARTIGO: Mulheres

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, 8, o assunto não poderia ser outro. Claro que também não poderia deixar de usar o clichê do “dia da mulher é todo dia”, mas a proposta dessa vez é diferente. Que tal analisarmos de um ângulo feminista e empoderado a música “Mulheres” de Martinho da Vila?!

Melhor ainda. Que tal compararmos a versão de “Mulheres” das cantoras Doralyce e Silvia Duffrayer com a de Martinho?! Se você ainda não as conhece, chegou o momento de conhecer essa versão, que é uma verdadeira obra de arte.

De um lado o sambista diz “procurei em todas as mulheres a felicidade”. É claro que a frase pode ter milhões de interpretações, mas que tipo de homem procura a felicidade em uma mulher, ou melhor, em todas?

Fazendo jus a uma interpretação feminista, a dupla de cantoras retrucam “eu não sei porque tenho que ser a sua felicidade, não sou sua projeção, você é que se baste”. Você, homem, pode até achar exagero, mas possivelmente sua opinião não foi baseada em assédios e mortes de mulheres que ocorrem diariamente.

Aí você me pergunta: O que procurar a felicidade em uma mulher tem de errado? Primeiro que, independente de gênero, não devemos nos basear no outro para sermos felizes. E segundo, que tipo de amor doentio é esse? Sejamos felizes com a nossa companhia e não, com a de outra pessoa.

Martinho ainda afirma que existem “mulheres cabeças e desequilibradas, mulheres confusas de guerra e de paz”. Por que nós, mulheres, precisamos ser desequilibradas? Não, não precisamos e não somos, assim como dizem Doralyce e Silvia: “Mulheres cabeça e muito equilibradas, ninguém tá confusa, não te perguntei nada”.

Lembro-me do dia em que ouvi a versão desse samba feminista pela primeira vez. Foi um despertar que eu precisava começar. Despertar para o mundo machista e opressor em que vivemos, onde mulheres ganham menos que homens exercendo o mesmo cargo pelo simples fato de serem mulheres.

A dica do dia para todas as mulheres neste 8 de março é: se livrem das amarras, empoderem-se! Nenhum mulher precisa de um homem para ser feliz, assim como do lado de lá, a regra é a mesma.

 

“A dica do dia para todas as mulheres neste 8 de março é: se livrem das amarras, empoderem-se”

A Gazeta do Acre: