Após o estado vizinho ao Acre, Amazonas, registrar 17 mortes por conta do vírus H1N1, e o Acre registrar nove casos da doença em 2019 sem óbitos, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), buscou junto ao Ministério da Saúde (MS) a antecipação da campanha de vacinação, mas sem sucesso.
As doses da vacina devem ser disponibilizadas apenas em abril. É o que garante a assessoria da Sesacre. Segundo as informações, a campanha terá início dia 10 de abril. O público alvo nesse primeiro momento é idoso com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, doentes crônicos e profissionais de saúde, indígenas e presidiários, funcionários do sistema prisional e professores da rede pública e privada.
No Acre, apesar dos nove casos, a situação é relativamente tranquila. Enquanto que no Amazonas, o governo de lá chegou a decretar estado de emergência por conta da doença. Os municípios de Boca do Acre, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Envira, Pauini e Lábrea não registraram casos. Estes compreendem a faixa de fronteira com o Acre.
Em 2018, mais de 839 pessoas morreram em decorrência de gripe. O número não corresponde apenas ao H1N1, mas ele foi responsável por 67,5% desses óbitos. Ano passado o alcance do público alvo pela vacinação no País foi de 90%.