O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) comentou sobre a redução de 3,16% na conta de energia elétrica dos consumidores acreanos. A medida foi anunciada na última quarta-feira, 27, em nota, pela Energisa, empresa que comprou a Eletrobras Distribuição Acre.
No comunicado, a empresa pontua que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu pela redução da tarifa a partir da quitação antecipada da chamada Conta ACR e o término da cobrança da CDE Energia, dois tributos incidentes na fatura que chega ao usuário.
Para o parlamentar, a queda no preço da tarifa é resultado da união de todos os acreanos que se dispuseram a lutar contra essa injustiça. “Eles recuaram e diminuíram 3%. É pouco, mas é uma conquista da pressão popular”. E lembrou: “O anúncio só veio após o movimento que ecoou pelas ruas dos municípios acreanos, Câmaras de Vereadores e movimentos sociais que não aceitavam de forma alguma o preço abusivo nos talões de energia”.
Jenilson frisou ainda que pretende colocar em pauta a cobrança do ICMS sobre a tarifa de energia no Acre. “O ICMS precisa ser cobrado somente sobre o que é usado e não sobre a distribuição e geração, como ocorre atualmente”, declarou.