Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo da Bolívia afasta policiais acusados de estuprar brasileira na prisão

Governo da Bolívia afasta policiais acusados de estuprar brasileira na prisão

Após denúncia do senador boliviano, Yerko Nunez, à imprensa informando que uma brasileira, presa por roubo em Rurrenabaque, Departamento de Beni, era constantemente estuprada por policiais, o governo da Bolívia resolveu afastar os militares das suas funções.

De acordo com Nunez, a jovem Eva C.A, de 21 anos, condenada a três anos de prisão e sem direito à defesa, tem sido vítima de abusos sexuais em sua cela.

Ao tomar conhecimento do caso, o ministro do Governo Boliviano, Carlos Romero, disse que os envolvidos foram afastados do efetivo da Polícia Boliviana. Romero pontuou que foi determinado aos investigadores que acompanham o caso, rigor na apuração da denúncia e caso seja comprovada a participação serão denunciados à Justiça daquele País.

“Se instruiu aos investigadores que utilizem todos os mecanismos possíveis para resolver o caso. Se houve participação dos policiais, eles serão removidos e enviados às autoridades jurisdicionais”, disse o ministro boliviano.

O caso

Na última semana, o senador boliviano denunciou o caso à Embaixada brasileira na Bolívia. Vídeos com depoimentos de Eva foram entregues à representação do Brasil em solo boliviano.

“Ela tem 21 anos e não tem documentos. A senhorita Eva. C.A não tem contato com seus familiares. Sem defesa pública, reconhece o próprio promotor. Está detida há mais de um ano na prisão, não teria defesa pública e denuncia violação a seus direitos, violação sexual em sua cela durante a noite”, disse o senador à imprensa. (Com informações do jornal El Deber)

Sair da versão mobile