O Governo do Acre adiou o início das aulas na rede pública de ensino para o dia 18 de março. O ano letivo estava previsto para começar na próxima segunda-feira, 11, porém, devido à falta de profissionais da educação, decidiu-se adiar o início das aulas.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE) informou que a nova data foi definida por causa de convocações e contratações de professores que ainda serão feitas.
Além disso, a secretaria alegou que as administrações das escolas precisam de tempo para se adequar ao novo quadro de profissionais. Os feriados também implicaram na mudança de data.
Dentre as justificativas da Educação para o adiamento estão processos seletivos em andamento, convocações de professores, contratação de profissionais, feriados e a necessidade de tempo hábil para que as equipes gestores das escolas possam acolher e orientar os professores, antes de iniciarem suas atividades em sala de aula.
Os professores do quadro provisório do Acre chegaram a protestar pedindo que o governo contratasse servidores. Após o ato, a Casa Civil anunciou que os aprovados em concursos serão chamados por ordem de classificação.
A presidente do Sindicato dos Professores do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento, afirmou que sem as contratações o início do ano letivo seria prejudicado, já que existe um déficit de 5 mil professores.
Escolas municipais
O ano letivo das escolas e creches de Rio Branco está marcado para começar na próxima segunda-feira, 11. Por meio da assessoria, a Secretaria de Educação Municipal confirmou o início das aulas.
A prefeitura também precisou adiar o começo do ano letivo por causa do vencimento do edital de concurso para professores da educação. As aulas deveriam ter começado no dia 18 de fevereiro, porém, o erro ao convocar os profissionais adiou o início das aulas, em Rio Branco.