Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cinco blocos desfilam na última noite de carnaval em Rio Branco

Cinco blocos tradicionais desfilam, nesta terça-feira (5), na Avenida Epaminondas Jácome, no Centro da capital acreana, Rio Branco, a partir das 18h. Cada bloco vai ter 40 minutos para se apresentar.

O desfile dos blocos esse ano não vai contar com a premiação em dinheiro devido à falta de recursos da prefeitura. A prefeita Socorro Neri chegou a cancelar o concurso dos blocos e da escolha da Realeza de Carnaval, mas voltou atrás em relação aos blocos depois que eles abriram mão da premiação em dinheiro.

Conforme a organização, sete pessoas fazem parte do grupo de jurados, entre elas produtores, cantores, artistas, sambistas e fundadores de blocos antigos.

Entre os enredos deste ano estão as lendas e mitos do Acre (Sambase); Chico Mendes e a preservação (SPB); educação como caminho para salvar vidas (Unidos do Fuxico); respeito e diversidade (Sem Limites) e preservação e reciclagem (6 É D+).

Conheça os blocos:

Bloco Sambase busca tricampeonato com samba-enredo sobre lendas e mitos do Acre — Foto: Iryá Rodrigues/G1 Bloco Sambase busca tricampeonato com samba-enredo sobre lendas e mitos do Acre — Foto: Iryá Rodrigues/G1

Bloco Sambase busca tricampeonato com samba-enredo sobre lendas e mitos do Acre — Foto: Iryá Rodrigues/G1

Sambase

“Foi na natureza que o nosso bloco foi buscar a inspiração pra essa festa popular”. É assim que o Bloco Sambase começa o samba-enredo ‘Dos Rios e Florestas para a Avenida da Folia’ para buscar o tricampeonato do concurso de desfile de blocos em Rio Branco.

É falando sobre mapinguari, cobra grande, boto cor-de-rosa, caboquinho da mata, entre outras lendas e mitos, que o grupo vai desfilar na avenida.

Em resposta à fala de ministro, bloco de carnaval no AC faz enredo sobre preservação do meio ambiente e Chico Mendes — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre Em resposta à fala de ministro, bloco de carnaval no AC faz enredo sobre preservação do meio ambiente e Chico Mendes — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Em resposta à fala de ministro, bloco de carnaval no AC faz enredo sobre preservação do meio ambiente e Chico Mendes — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

SPB

“Vem amor, vem amor e ouça a voz do Chico ecoar nesta floresta encantada a fauna e flora nós devemos respeitar”. Esse é apenas um trecho do samba-enredo que o bloco Saúde e Prevenção no Barão (SPB) vai levar à avenida.

No segundo ano competindo e completando também uma década de existência, o SPB resolveu escolher um samba-enredo mais crítico e politizado. Este ano, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deu uma declaração polêmica ao dizer que Chico Mendes era irrelevante.

Foi pensando nisso que o bloco propõe no samba-enredo uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente e faz referência ao líder seringueiro.

Bloco ensaia há três meses para apresentação  — Foto: Aline Nascimento/G1 Bloco ensaia há três meses para apresentação  — Foto: Aline Nascimento/G1

Bloco ensaia há três meses para apresentação — Foto: Aline Nascimento/G1

Unidos do Fuxico

O Bloco Unidos do Fuxico, do Bairro 15, no Segundo Distrito de Rio Branco, ajusta os últimos detalhes para entrar na avenida no dia 5 de fevereiro e brigar pelo título de campeão 2019 do concurso de blocos.

Com o enredo “As Letras são o Caminho, Educação, Presente e o Futuro”, o Bloco faz uma crítica social ao povo brasileiro e representantes ressaltando que a educação ainda é o melhor caminho para salvar as vidas, construir cidadãos, construir caráter, segundo pontuou o presidente do bloco Wellington Fraga.

Diversidade e respeito é o tema do Bloco esse ano — Foto: Caio Fulgêncio/G1 Diversidade e respeito é o tema do Bloco esse ano — Foto: Caio Fulgêncio/G1

Diversidade e respeito é o tema do Bloco esse ano — Foto: Caio Fulgêncio/G1

Sem Limites

Respeito. Esta é a palavra de ordem do samba-enredo do bloco Sem Limites, que neste ano vai desfilar falando de diversidade.

O sonho do tricampeonato pulsa no coração dos membros que enfrentam o período chuvoso para mostrar que estão alinhados e prontos para o título, como defende o presidente do bloco, Altino Vieira.

“Brasil, o lugar da diversidade. Então vamos falar a verdade: tá faltando amor e mais compreensão”, este é o início do samba-enredo que vem cheio de esperança e amor ao próximo.

Bloco 6 é D+ traz samba-enredo sobre reciclagem e preservação — Foto: Aline Nascimento/G1 Bloco 6 é D+ traz samba-enredo sobre reciclagem e preservação — Foto: Aline Nascimento/G1

Bloco 6 é D+ traz samba-enredo sobre reciclagem e preservação — Foto: Aline Nascimento/G1

6 É D+

Em busca do hexacampeonato, o Bloco 6 é D+ vai falar sobre a importância de preservar a natureza e de reciclar o lixo durante o desfile de blocos no carnaval 2019.

O samba foi composto por Dida Oliveira, que também interpreta o enredo na avenida. O bloco é formado por moradores do bairro Seis de Agosto, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Sair da versão mobile