Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cinco blocos desfilam na última noite de carnaval em Rio Branco

Cinco blocos desfilam na última noite de carnaval em Rio Branco

Cinco blocos tradicionais desfilam, nesta terça-feira (5), na Avenida Epaminondas Jácome, no Centro da capital acreana, Rio Branco, a partir das 18h. Cada bloco vai ter 40 minutos para se apresentar.

O desfile dos blocos esse ano não vai contar com a premiação em dinheiro devido à falta de recursos da prefeitura. A prefeita Socorro Neri chegou a cancelar o concurso dos blocos e da escolha da Realeza de Carnaval, mas voltou atrás em relação aos blocos depois que eles abriram mão da premiação em dinheiro.

Conforme a organização, sete pessoas fazem parte do grupo de jurados, entre elas produtores, cantores, artistas, sambistas e fundadores de blocos antigos.

Entre os enredos deste ano estão as lendas e mitos do Acre (Sambase); Chico Mendes e a preservação (SPB); educação como caminho para salvar vidas (Unidos do Fuxico); respeito e diversidade (Sem Limites) e preservação e reciclagem (6 É D+).

Conheça os blocos:

Bloco Sambase busca tricampeonato com samba-enredo sobre lendas e mitos do Acre — Foto: Iryá Rodrigues/G1 Bloco Sambase busca tricampeonato com samba-enredo sobre lendas e mitos do Acre — Foto: Iryá Rodrigues/G1

Bloco Sambase busca tricampeonato com samba-enredo sobre lendas e mitos do Acre — Foto: Iryá Rodrigues/G1

Sambase

“Foi na natureza que o nosso bloco foi buscar a inspiração pra essa festa popular”. É assim que o Bloco Sambase começa o samba-enredo ‘Dos Rios e Florestas para a Avenida da Folia’ para buscar o tricampeonato do concurso de desfile de blocos em Rio Branco.

É falando sobre mapinguari, cobra grande, boto cor-de-rosa, caboquinho da mata, entre outras lendas e mitos, que o grupo vai desfilar na avenida.

Em resposta à fala de ministro, bloco de carnaval no AC faz enredo sobre preservação do meio ambiente e Chico Mendes — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre Em resposta à fala de ministro, bloco de carnaval no AC faz enredo sobre preservação do meio ambiente e Chico Mendes — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Em resposta à fala de ministro, bloco de carnaval no AC faz enredo sobre preservação do meio ambiente e Chico Mendes — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

SPB

“Vem amor, vem amor e ouça a voz do Chico ecoar nesta floresta encantada a fauna e flora nós devemos respeitar”. Esse é apenas um trecho do samba-enredo que o bloco Saúde e Prevenção no Barão (SPB) vai levar à avenida.

No segundo ano competindo e completando também uma década de existência, o SPB resolveu escolher um samba-enredo mais crítico e politizado. Este ano, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deu uma declaração polêmica ao dizer que Chico Mendes era irrelevante.

Foi pensando nisso que o bloco propõe no samba-enredo uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente e faz referência ao líder seringueiro.

Bloco ensaia há três meses para apresentação  — Foto: Aline Nascimento/G1 Bloco ensaia há três meses para apresentação  — Foto: Aline Nascimento/G1

Bloco ensaia há três meses para apresentação — Foto: Aline Nascimento/G1

Unidos do Fuxico

O Bloco Unidos do Fuxico, do Bairro 15, no Segundo Distrito de Rio Branco, ajusta os últimos detalhes para entrar na avenida no dia 5 de fevereiro e brigar pelo título de campeão 2019 do concurso de blocos.

Com o enredo “As Letras são o Caminho, Educação, Presente e o Futuro”, o Bloco faz uma crítica social ao povo brasileiro e representantes ressaltando que a educação ainda é o melhor caminho para salvar as vidas, construir cidadãos, construir caráter, segundo pontuou o presidente do bloco Wellington Fraga.

Diversidade e respeito é o tema do Bloco esse ano — Foto: Caio Fulgêncio/G1 Diversidade e respeito é o tema do Bloco esse ano — Foto: Caio Fulgêncio/G1

Diversidade e respeito é o tema do Bloco esse ano — Foto: Caio Fulgêncio/G1

Sem Limites

Respeito. Esta é a palavra de ordem do samba-enredo do bloco Sem Limites, que neste ano vai desfilar falando de diversidade.

O sonho do tricampeonato pulsa no coração dos membros que enfrentam o período chuvoso para mostrar que estão alinhados e prontos para o título, como defende o presidente do bloco, Altino Vieira.

“Brasil, o lugar da diversidade. Então vamos falar a verdade: tá faltando amor e mais compreensão”, este é o início do samba-enredo que vem cheio de esperança e amor ao próximo.

Bloco 6 é D+ traz samba-enredo sobre reciclagem e preservação — Foto: Aline Nascimento/G1 Bloco 6 é D+ traz samba-enredo sobre reciclagem e preservação — Foto: Aline Nascimento/G1

Bloco 6 é D+ traz samba-enredo sobre reciclagem e preservação — Foto: Aline Nascimento/G1

6 É D+

Em busca do hexacampeonato, o Bloco 6 é D+ vai falar sobre a importância de preservar a natureza e de reciclar o lixo durante o desfile de blocos no carnaval 2019.

O samba foi composto por Dida Oliveira, que também interpreta o enredo na avenida. O bloco é formado por moradores do bairro Seis de Agosto, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Sair da versão mobile