O Acre tem um dos ICMS mais caros do País sobre a energia elétrica, 25%. Nesse sentido o governador Gladson Cameli (PP) estuda reduzir esse percentual e assim, colaborar para que as contas dos acreanos sofram uma baixa no preço.
De acordo com Gladson Cameli, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) elabora um estudo para apresentar ao governador a respeito da possibilidade. Gladson argumentou que não se pode continuar com a taxa cobrada atualmente pela Energisa e aprovada pela Aneel.
“Se for necessário vou abaixar o ICMS da energia elétrica. Mas, preciso da autorização do Confaz para tal medida. Estou aguardando a resposta da secretária da Fazenda. Não dá mais para a gente pagar uma conta de energia tão alta”, comenta Cameli.
Seis dias antes, o vice-governador Major Rocha (PSDB) anunciou a redução do ICMS cobrado sobre os combustíveis de aviação. A ideia é baratear o preço das passagens aéreas e fomentar o turismo no Estado.
No começo da tarde de ontem, 20, o governador reuniu o secretariado das mais importantes pastas: Planejamento, Fazenda, Saúde, Segurança. O objetivo é procurar caminhos para alavancar o desenvolvimento do Acre.
“Reunião com parte da nossa equipe de secretários aqui em meu gabinete para buscar soluções e destravar os problemas financeiros nas pastas da Segurança, Saúde, Planejamento e Fazenda. Não temos medidos esforços e trabalhado incansavelmente para melhorar a vida da nossa população”, escreveu o governador.