A Secretaria de Estado de Infraestrutura e desenvolvimento Urbano (Seinfra) apresentou, nesta sexta-feira, 1º, o planejamento da pasta, ações que serão desenvolvidas ao longo do ano e programas que serão lançados.
Antes é preciso compreender que a secretaria centraliza a gestão de antigas pastas como a Secretaria de Obras Públicas, Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura (Deracre) e o Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
O secretário responsável pela pasta, Thiago Caetano, explica que a secretaria trabalha baseada em três eixos: desenvolvimento, institucional e social.
“O primeiro são as obras voltadas para o desenvolvimento do estado, pavimentação de rodovias, ramais, pistas de aeroportos. Tem o eixo do institucional que intercala obras com as demais secretarias, hospitais, escolas, postos de polícias, enfim. E, por fim, temos o eixo social que abrange aquelas obras com impacto direto na população, entra obras da área de habitação, parques, quadras, toda essa parte de urbanização e saneamento”.
Para o início da nova gestão, a prioridade é concluir cerca de 100 obras inacabadas em todo o estado. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final deste ano, entre elas, destaca-se a verticalização do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Upa de Cruzeiro do Sul e a ampliação do presídio Francisco de Oliveira Conde.
“Temos a missão de tentar concluir todas as obras inacabadas ou pelo menos aquelas que sejam possíveis concluir. Porque tem obras que, infelizmente, tem problemas judiciais e não vale a pena dar continuidade, tem situação de todo tipo. Mas aquelas que estão em andamento e têm condições de ser concluídas daremos energia para concluir”, esclareceu.
Ramais e estradas
Na parte da infraestrutura de ramais, a prioridade é resgatar o valor de uma emenda de bancada no valor de R$ 95 milhões. A emenda foi garantida pela bancada federal do Acre, ainda com Gladson Cameli como senador, mas sem o Estado ter conseguido licitar até então.
“Temos um programa voltado para ramais. Estamos salvar aquela emenda de R$ 95 milhões e iniciar uma nova estruturação de ramais, com serviços mais duradouros e estruturantes”.
A recuperação das rodovias estaduais também está na pauta da nova gestão. Segundo Caetano, o governo pretende lançar um programa de pavimentação que irá alcançar cerca de 400 quilômetros de estradas estaduais.
“Pensamos em fazer um grande contrato de recuperação e manutenção durante todo o governo. Alcançado os aeródromos do interior, por exemplo, Tarauacá, Feijó, Xapuri, são alguns aeroportos bem utilizados que também vamos colocar nesse programa. Também estamos lutando para concluir as obras de pavimentação dos quatro municípios mais isolados, concluindo ainda as obras dos aeroportos desses municípios, fazendo em concreto as pitas do aeroporto”.
Habitação
Seguindo a determinação do governador de valorizar os servidores públicos, Caetano revelou que em breve será lançado um programa habitacional voltado para servidores públicos.
“Ainda estamos estruturando o programa pra poder fazer o lançamento. Um dos focos do nosso governo, na área de habitação, é pra atender servidores públicos. Estamos tentando algumas parcerias para possibilitar aos servidores públicos, que ainda não têm sua casa própria, tenham acesso à moradia. A ideia é facilitar o acesso aos imóveis”, explicou.