Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vendas de fantasias e acessórios para o Carnaval movimentam o comércio

O Carnaval começa oficialmente, nesta sexta-feira, 1º de março. É nesse período que a corrida por fantasias e adereços aumenta na Capital acreana. Fantasias, máscaras, tiaras e muito brilho tomam conta das vitrines.

Entre os itens mais procurados estão as fantasias e roupas de super-heróis. Já o público jovem opta por saias de bailarinas, feitas de tule, uma tendência que mistura leveza e sensualidade.

Na lista dos acessórios mais procurados estão as asas de anjo, tiaras e coroa de flores. Alguns adereços simulam chifres de ‘diabinha’ e outros orelhas de coelho ou gato. As opções são inúmeras e atendem a todos os gostos.

A empresária Julia Lemos conta que a procura por itens de Carnaval começou há mais de um mês. Maquiagens com muito brilho e adesivos para o rosto foram os produtos mais procurados.

“Também vendemos muitos adereços para a cabeça. As vendas começaram um pouco antes, porque a maioria das pessoas que estão comprando acessórios e fantasias é para usar em outras cidades”.

 Adereços personalizados

Brincos, tiaras e plaquinhas personalizadas estão fazendo sucesso entre as mulheres rio-branquenses. A ideia surgiu em janeiro deste ano, quando três amigas decidiram fazer os adereços para ganhar uma renda extra nesse Carnaval.

“No começo, criamos alguns modelos e pensamos em usar hits do momento para isso. Daí surgiram os pedidos e ideias de personalização dos próprios clientes. Fomos aceitando o desafio de confeccioná-los. Graças a Deus tem sido sucesso total”, conta a auxiliar de financeiro, Andreia Pessoa, 32 anos.

Os preços variam de R$ 10 a R$ 30, e tudo é feito sob encomenda. “Tivemos que encerrar nossa agenda de encomendas por conta da alta demanda. Como diz o nosso slogan: Feitos à mão com muito amor, cada item é fabricado com um carinho todo especial para aqueles que confiam em nosso trabalho, e prezamos muito pela qualidade”.

Considerado a maior festa popular do Brasil, o Carnaval é comemorado em diversas partes do mundo. E, independente do folião estar fantasiado ou não, o importante é não perder o espírito da brincadeira e cair na folia com muita paz e responsabilidade. Na capital acreana, as opções de festas são inúmeras e vão de carnavais tradicionais até festas eletrônicas.

 

Comércio não deve registrar aumento nas vendas        

Apesar de a maioria dos empresários do ramo de acessórios, roupas e fantasias, ter investido em estoque, a Associação Comercial do Acre (Acisa) não acredita que haverá aumento nas vendas.

Segundo o presidente da Acisa, Celestino Braga, as famílias têm deixado de lado a tradição de pular Carnaval, sobretudo por causa da violência registrada no período de festas.

Braga destaca que mesmo o Governo do Estado tendo feito o pagamento dos servidores públicos antes do Carnaval, não há projeções no aquecimento do setor de vendas.

“Nossa realidade é diferente dos grandes centros, onde o Carnaval é mais forte. O que eu percebo no nosso Estado é que vem reduzindo o número de famílias que participam, até por questões de segurança. Ainda estamos em um período bastante violento. E isso inibe as famílias que gostavam do Carnaval tradicional. Tudo isso reflete na economia desses segmentos, por isso, não vejo que vá ocorrer algum crescimento”.

FOTO/ DIVULGAÇÃO GLITTERIZE

 

Sair da versão mobile