Não gastar mais do que arrecada e planejar antes de executar. Esta é a filosofia da atual gestão municipal, segundo a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri. Ela fez um breve relato de sua gestão e afirmou que a Prefeitura trabalha com planejamento e que há um tempo certo para tudo.
De acordo com Neri, a Prefeitura não gasta mais do que arrecada. “Daí se dizer, a grosso modo, que Rio Branco tem saúde fiscal. Nós somos, dentre os dedos de uma única mão, um dos municípios brasileiros que têm saúde fiscal, conforme pode atestar a Secretaria do Tesouro Nacional – STN. O Município de Rio Branco tem essa condição. E cabe a nós, que fazemos parte da gestão, fazer com que a Prefeitura continue nessa condição”, explica Socorro Neri.
A prefeita explica que, apesar da Prefeitura ter saúde fiscal, seu orçamento é insuficiente para atender a todas as demandas do Município. “Alguns irão perguntar: como que a Prefeitura tem saúde fiscal e a gente vê tantos problemas pela cidade de Rio Branco precisando da intervenção da Prefeitura e ela não consegue intervir?”, enfatiza.
Ela mesma responde. Muito simples: a Prefeitura tem saúde fiscal, porém o seu orçamento, as suas receitas, são insuficientes para dar conta de todas as demandas ou serviços municipais. Nós temos, de fato, muito mais problemas que estão a requerer a intervenção da Prefeitura, mas o nosso orçamento não permite”, diz Socorro Neri.
Ela explica que se a atual gestão municipal atendesse a todos os apelos de fazer tudo ao mesmo tempo, acabaria com a saúde fiscal do Município.
Gestão com planejamento – A prefeita explica que a atual gestão municipal trabalha com planejamento, com o propósito de evitar mau uso de seus escassos recursos. “Há um tempo certo para tudo. Isso, na gestão pública, significa a gente pensar, inclusive, que o planejamento deve estar sempre presente. Nós devemos sempre planejar as situações, para que as coisas aconteçam no tempo certo. E tempo certo para a gestão é para que elas aconteçam no momento em que o resultado vai ser melhor, que nós vamos fazer de forma melhor e utilizando melhor os recursos”, concluiu Socorro Neri.