Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereador cobra da prefeitura implementação do programa Farmácia Solidária

O vereador Mamed Dankar (PT) cobrou da prefeitura de Rio Branco a implementação do programa Farmácia Solidária. Segundo o parlamentar, a lei que versa sobre o programa foi aprovada no parlamento municipal há um ano e até o momento a Secretaria de Saúde do Município não deu os devidos encaminhamentos.

“A secretaria tem a incumbência de colocar em prática, tinha abertura de fazer parcerias e tocar. Mas, não houve ação nenhuma de implementação. Já se passou um ano desde a provação da matéria. Diante de um programa tão importante, decidi não esperar mais pela Secretaria e meu gabinete inicioua arrecadar há uma semana. Disponibilizamos um número de telefone só para o programa a fim de receber doações. A pessoa entra em contato conosco e vamos até ela buscar o medicamento”, complementou.

Dankar frisou ainda que até o momento foram arrecadadas cerca de 500 caixas de remédios. “Em apenas uma semana de conseguimos arrecadar 500 caixas de remédios. Após 15 dias de arrecadação faremos uma triagem para saber se o medicamento pode ser ofertado, qual a necessidade e outros trâmites.Com relação a remédios vencidos, estaremos acionando a Secretaria de Meio Ambiente para fazer a destinação certa, a fim de não jogar em lixo comum”, falou.

Quanto à distribuição dos remédios, o parlamentar frisou buscará formalizar parceria com instituições solidárias e ONGs. Disse ainda que os remédios serão repassados apenas mediante apresentação das receitas médicas.

“A distribuição não será feita de forma aleatória. É importante frisar que profissionais da área de saúde estarão nos ajudando nesse programa. Pessoas qualificadas para identificarem se a medicação está apta para consumo. Buscaremos parcerias, sem dúvida, para dar continuidade a esse programa que tem como finalidade tão somente favorecer a população de baixa renda através da coleta, organização, formação de estoque e distribuição gratuita de remédios”, finalizou.

Sair da versão mobile