Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre passará a ter audiências por videoconferência nos dois maiores presídios do Estado

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 22, no Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em Brasília, representantes do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) e do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) firmaram uma parceria que visa a implantação do sistema de audiências por videoconferência. A união entre os órgãos possibilitará a modernização das oitivas e a redução de gastos com o transporte de reeducandos.

Durante a reunião, foram debatidos os índices de violência do Acre e a preocupação das instituições em prestar um melhor atendimento à população carcerária. Em média, 45 presos são conduzidos, diariamente, a audiências nas mais diversas varas, oriundos apenas do Complexo Penitenciário de Rio Branco, maior presídio do Estado.

De acordo com o desembargador Laudivon Nogueira, esta é uma preocupação constante do Poder Judiciário do Estado do Acre que visa garantir a qualidade nos serviços prestados.

“Fomos recebidos com grande aceitação por parte do diretor-geral do Depen, doutor Fabiano Bordignon, que se mostrou interessado em firmar convênio com as instituições no intuito de liberar o aporte de 6 milhões para aquisição e implantação do sistema de videoconferência. De imediato, o diretor liberou quatro kits de videoconferência para o início do projeto piloto”, afirmou o desembargador.

Sair da versão mobile