A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira, 29, que a bandeira tarifária para o mês de abril permanece verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores.
Apesar de abril ser um mês de transição nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), a Aneel afirma que “a previsão hidrológica projetada para o mês ainda indica a tendência verificada em março, de recuperação do nível dos reservatórios”.
Segundo o órgão regulador, essa perspectiva também se reflete no preço esperado para a energia (Preço de Liquidação das Diferenças, PLD), em valor inferior ao registrado nos dois últimos meses.
O que é bandeira tarifária?
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada e indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
As bandeiras funcionam da seguinte forma: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos devido as condições de geração de energia. Dessa forma a conta de luz fica mais transparente, e o consumidor saberá como usar de forma mais consciente a eletricidade.
Quando a bandeira vermelha está em vigor, os consumidores pagam R$ 3 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A Aneel deve anunciar a bandeira tarifária que vai vigorar em maio no dia 26 de abril.