Um clima de tensão tomou conta do plenário da Câmara de Rio Branco na sessão de ontem, 4, após um desentendimento entre os vereadores Rodrigo Forneck (PT) e João Marcos Luz (MDB).
A discussão ocorreu após o petista dizer que o colega de parlamento estaria mentindo quanto à existência de um laudo, produzido pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), que colocava em xeque a qualidade do asfalto produzido pela prefeitura.
Na oportunidade, o petista apresentou aos demais vereadores um vídeo em que a diretora-presidente da Funtac, Odicleia Câmara da Costa, nega a elaboração de qualquer laudo aferindo a qualidade do asfalto usado em tapa-buracos da Capital.
“Esse vídeo mostra o porquê de não termos acessado o tal laudo da Funtac. A própria diretora da Funtac diz que o laudo não existe. Temos que prestar atenção no que fazemos na tribuna, isso não é brincadeira, não. Trazendo mentiras para essa Casa. Isso é um absurdo. A serviço de quem? Não tem meu respeito. Isso é um desrespeito com a população”, disse Forneck após a veiculação do vídeo.
Marcus Luz ainda tentou usar a tribuna da Casa para responder ao pronunciamento de Forneck, porém, foi impedido pela Mesa Diretora. Como o vídeo foi apresentado durante a Explicação Pessoal, último período da sessão, de acordo com o Regimento Interno da Câmara, já não era mais possível à inscrição para debates no plenário.
Ao final da sessão, o emedebista questionou o colega por ter passado o vídeo durante o expediente. Foi aí que se iniciou o bate-boca. “Única coisa que você faz aqui é menosprezar o trabalho dos outros. O que você faz é mentir. O mentiroso permanente aqui dentro é você. Você é covarde”, disse o oposicionista João Marcos.
Forneck retrucou chamando o colega novamente de mentiroso. “Baixe a bola, pois você que está com mentiras. Vai lá e desmente agora. Fique à vontade. Terça-feira tem sessão”.
Um segurança da casa teve que intervir e separar os dois vereadores para impedir que se agredissem.