O prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) de 2019 encerra na próxima terça-feira, 30. No Acre, pouco mais de 25 mil pessoas ainda não enviaram a declaração para a Receita Federal.
O contribuinte que não fizer a declaração do Imposto de Renda ou entregá-la fora do prazo terá que pagar uma multa no valor mínimo de R$ 165,74.
A última atualização da Receita Federal mostra que mais de 47 mil pessoas já enviaram a declaração. A estimativa é que chegue a 75 mil declarações em todo o estado.
Declaração – O delegado da Receita Federal no Acre, Jerry Silva, explicou que é obrigatório declarar a pessoa que, em 2018, teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28 mil. Além disso, ele contou que esse ano é obrigatório todos os dependentes terem CPF.
“Temos poucos dias para a entrega e é bom que as pessoas corram para não perder o prazo. Pode fazer pela internet, ou baixando o aplicativo no celular ou na página da Receita Federal”, acrescentou.
No país – Até às 17h da última sexta-feira, 26, quase 22 milhões de declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita. De acordo com o supervisor nacional do IR, auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 30,5 milhões de contribuintes entreguem declaração.
MALHA FINA – como saber se já está nessa situação e o que fazer?
Muito contribuintes ainda não prestaram contas à Receita Federal. Já, outra parcela prestou conta, contudo, está preocupada, pois descobriu que cometeu erros na hora do envio.
Neste ano logo após entregar a Declaração o contribuinte já pode saber se a mesma foi ou não para malha fina e quais os motivos.
Mas quais os principais motivos que levam os contribuintes a caírem na malha fina? Veja o que aponta o diretor da Confirp, Richard Domingos:
– Informar despesas médicas diferente dos recibos, principalmente em função da DMED;
– Informar incorretamente os dados do informe de rendimento, principalmente valores e CNPJ;
– Deixar de informar rendimentos recebidos durante o ano (às vezes é comum esquecer de empresas em que houve a rescisão do contrato);
– Deixar de informar os rendimentos dos dependentes;
– Informar dependentes sem ter a relação de dependência (por exemplo, um filho que declara a mãe como dependente, mas outro filho ou o marido também lançar);
– A empresa alterar o informe de rendimento e não comunicar o funcionário;
– Deixar de informar os rendimentos de aluguel recebidos durante o ano;
– Informar os rendimentos diferentes dos declarados pelos administradores / imobiliárias.
A empresa pode levar o funcionário à malha fina quando:
– Deixa de informar na DIRF ou declara com CPF incorreto;
– Deixar de repassar o IRRF retido do funcionário durante o ano;
– Alterar o informe de rendimento na DIRF sem informar o funcionário.
O que fazer?
Detectados os problemas na declaração o contribuinte pode fazer a retificação, antes mesmo de cair na malha fina, onde os erros serão corrigidos. O prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de ficar na Malha Fina.