Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Três das cinco empresas de tecnologia de transporte que operam em Rio Branco já estão regularizadas

Três das cinco empresas de tecnologia de transporte que operam em Rio Branco já estão regularizadas

Entra em vigor na próxima terça-feira, 16, a portaria que regulamenta o funcionamento da lei de operadoras de tecnologia de transporte. A norma que estabelece as regras para o funcionamento deste tipo de serviço na capital acreana foi aprovada pela Câmara de Vereadores em julho de 2018 e publicada em agosto, com o prazo de 120 dias para que as operadoras e motoristas realizassem as adequações necessárias e fossem cadastradas junto à Rbtrans.

De acordo com o diretor da Superintendência de Transportes e Trânsito da capital (Rbtrans) Nélio Anastácio, atualmente, cerca de cinco empresas operam em Rio Branco e até o momento três estão devidamente cadastradas na autarquia conforme determina a portaria.

“O que nós estamos pedindo, estamos tentando convencer essas empresas que ainda não fizeram o cadastro, que procurem a Prefeitura, porque se assim não acontecer os motoristas ficarão impossibilitados de prestar o serviço. É um cadastro simples, apresentar as certidões que qualquer empresa deve possuir. É importante frisar que o cadastramento dos motoristas depende do cadastro das empresas. Se elas não fizerem, os seus operadores não vão poder fazer seus cadastros”, destacou.

As três empresas que já fizeram o cadastro são todas regionais; Mobi Driver, Urbano Norte e Forest Car. Juntas, elas têm cerca de 400 motoristas. “Nós buscamos nosso credenciamento, nós fizemos nossa parte, agora, se a empresas nacionais não fizeram, que sigam os prazos determinados pela Prefeitura. Como nós buscamos nosso credenciamento, elas [as empresas nacionais] que busquem o delas”, disse Alisson Gomes, representante da Mobi Driver.

“Nosso interesse é que a fiscalização realmente aconteça, nossa empresa está 100% regulamentada. Houve um problema com o curso de transporte de passageiros ministrado pelo Sest/Senat, mas que já foi superado. Com muito diálogo ficou entendido que com o comprovante de matrícula no curso já é possível que os motoristas façam seus cadastramentos”, enfatizou Anísio Ramos da Urbano Norte.

Segundo Adriana Cambessa, da Forest Car, o prazo para a adequação das empresas foi suficiente, com cerca de 270 dias desde a publicação da lei. “Fizemos toda a nossa regulamentação certinha, é lei, vamos cumprir”.

Não existem dados oficiais, mas estima-se que atualmente cerca de cinco mil pessoas trabalhem com aplicativos de mobilidade urbana em Rio Branco. Com a entrada da portaria que determina o funcionamento da lei 2.294 de 12 de julho de 2018, a partir da próxima terça-feira, 16, a RBTrans poderá realizar sanções às empresas e aos motoristas que forem pegos de forma irregular, entre elas, a aplicação de multas.

Sair da versão mobile