“Eleito pelo povo, para representá-lo, o mínimo que se espera do vereador é uma postura responsável e ética. Acusar trabalhadores sem prova não é sensato, não é respeitoso”. A fala é da ex-secretária de comunicação na gestão de Tião Viana, a jornalista Andréa Zílio, ao comentar as declarações do vereador de Rio Branco, João Marcos Luz (MDB), de que a TV Aldeia, emissora pública do Acre, foi entregue à atual gestão surrupiada pelos próprios servidores.
As declarações do emedebista foram realizadas na última quinta-feira, 25, durante sessão na Câmara de Rio Branco.
Zílio, em nota postada em sua página no Facebook, saiu em defesa dos servidores de carreira que estão na TV Aldeia. “São profissionais que há décadas trabalham na emissora. Em sua maioria, são do quadro da Fundação Elias Mansour, já que a TV não tem estrutura própria de pessoal e recebem bem abaixo do que é pago no mercado de trabalho por um profissional similar. Alguns, que recebiam vantagem como complemento salarial tiveram suas gratificações cortadas no final do ano passado e até agora não voltam a receber o benefício.
Por fim, afirmou ainda que no processo de transição, todo patrimônio da TV Aldeia foi listado em documento entregue para a atual gestão, assim como os novos gestores, que assumiram as funções, tiveram acesso a puderam checar toda a estrutura.
“Garanto que todo patrimônio devidamente listado foi entregue. É comum e democrático a divergência de opinião na política, desde que isso não fira a integridade das pessoas”, finalizou.
Veja a nota:
Muito me surpreende a postura do vereador João Marcos, pessoa eleita pelo povo, ainda que seja como suplente, ao ir para a tribuna da Câmara fazer sérias acusações de que a TV Aldeia foi entregue para a atual gestão depois de ter sido surrupiada pelos próprios servidores.
Estive por quatro anos à frente da Secretaria de Comunicação e da Fundação Aldeia de Comunicação, oito anos nas mesmas pastas ocupando outras funções durante a gestão do ex-governador Tião Viana, e tivemos muitas conquistas. Quanto aos desafios, esses existiram e existem, como em qualquer estrutura de comunicação pública do país.
E tenho muito orgulho, senhor vereador, em ter trabalhado com profissionais aguerridos, dedicados, que sempre zelaram por esse patrimônio.
Eleito pelo povo, para representá-lo, o mínimo que se espera do vereador é uma postura responsável e ética. Acusar trabalhadores sem prova não é sensato, não é respeitoso. Se a intenção é fazer espetáculo na tribuna, que não use pessoas sérias, honestas e responsáveis.
No processo de transição, todo patrimônio da TV Aldeia foi listado em documento entregue para a atual gestão, assim como os novos gestores, que assumiram as funções, tiveram acesso a puderam checar toda a estrutura. E garanto que todo patrimônio devidamente listado foi entregue.
É comum e democrático a divergência de opinião na política, desde que isso não fira a integridade das pessoas.
Andréa Zílio
*jornalista