X

Oportuna e necessária

Como já se assinalou, desde que conduzida com seriedade e honestidade de propósitos, a instalação dessa Comissão Parlamentar de Inquérito da Energia é oportuna e necessária para apurar irregularidades e sugerir medidas a serem tomadas pelo Governo e os órgãos responsáveis pelo setor.

Os próprios parlamentares da base governista, ao invés de boicotá-la, deveriam aderir à iniciativa, a não ser que ignorem o clamor da população mais carente e dos próprios empresários, que não suportam mais os constantes aumentos extorsivos que a empresa que se beneficiou da privatização da Eletroacre vem impondo.

Sabe-se que a CPI não tem competência legal para reduzir a tarifa que está sendo cobrada, como a redução do ICMS e os próprios deputados que propuseram sua instalação reconhecem.

Contudo, uma posição firme e corajosa que surgirá ao longo do processo se faz necessária justamente para coibir esses aumentos abusivos que estão castigando as camadas mais pobres da população e comprometendo o próprio desenvolvimento do Estado.

Neste sentido, pergunta-se quais as empresas que se dispõem a investir num Estado com a energia mais cara do país, com os preços dos combustíveis também os mais elevados? Ou os senhores parlamentares, com seus altos salários e mordomias e o próprio Governo, não sabem disso?

 

A Gazeta do Acre: