X

Acre aparece entre os estados com mais ameaças a juízes no País, diz CNJ

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que o Acre ocupa o 3º lugar no ranking de juízes ameaçados no país, levando em consideração o número de casos para um conjunto de 1.000 habitantes. O Estado registrou 20 registros de ameaças contra magistrados por decisões proferidas.

Vizinhos do Acre, os estados de Rondônia e Amazonas registraram juntos 41 casos. O primeiro 24 e o segundo 17 registros. Já o Tocantins teve 27 ameaçadas contabilizadas. Amapá aparece com 10 e Pará com 19.  Roraima lidera na região Norte: 43 ocorrências.

As informações fazem parte do Diagnóstico da Segurança Institucional do Poder Judiciário, referentes a 2018. São Paulo e Rio Grande do Sul registraram cada um apenas 1 caso. Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, e Santa Catarina não registram casos em que envolvam ameaças a pessoas ligadas ao Judiciário.

Até ontem, 11, os tribunais de todo o Brasil teriam que encaminhar denúncias de ameaças a magistrados ao Conselho Nacional de Justiça. As informações vão subsidiar o Comitê Gestor de Segurança e ajudar a identificar os tribunais referências no Brasil com relação à segurança institucional.

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: