Hoje, 30, é o último dia para a entrega da declaração do anual do Imposto de Renda Pessoa Física 2019 (IRPF), junto à Receita Federal do Brasil. No Acre, até a tarde de ontem, 29, haviam sido entregues 64.225 declarações, o que corresponde a 85% das declarações esperadas. A expectativa é que, até às 23h59, horário de Brasília (21h59 no horário local), a Delegacia da Receita no Acre tenha recebido as 75 mil declarações de IRPF esperadas pela instituição.
De acordo com a assessora de Imprensa da Receita Federal no Acre, Edilma Neiva, o contribuinte que perder o prazo poderá fazer a declaração normalmente, mas pagará multa no valor de R$ 165,74, o mínimo exigido. A multa é cobrada tanto de quem tem restituição a receber quanto para os que têm imposto a pagar. Devem fazer a declaração quem recebeu mais de R$ 28 mil em 2018. “Podem declarar, mas vão pagar multa”, reforça.
A declaração pode ser feita pela internet diretamente no site da Receita Federal baixando o download do programa no computador, pelo celular nas versões android e IOS ou mesmo a certificação digital pela internet. Todas as informações podem ser obtidas no site da Receita Federal, no endereço: www.receita.gov.br/interface/cidadao.
Situação da Declaração do IRPF no Brasil
Até às 9h da manhã de ontem, 29, a Receita Federal do Brasil já havia recebido 23.943.726 de declarações. Um total de 6,6 milhões de contribuintes ainda não haviam feito o procedimento. A Receita Federal aguarda receber 30,5 milhões de declarações até o final do prazo no dia de hoje.