A campanha de vacinação contra a gripe Influenza A/H1N1 começou nesta segunda-feira, 8, em Rio Branco. Ao todo, mais de 80 mil pessoas devem ser imunizadas até o dia 31 de maio. A vacina já está disponível em todas as unidades básicas de Saúde da Capital.
A campanha começaria no dia 15 de abril, porém, a Prefeitura de Rio Branco solicitou ao Ministério da Saúde (MS) a antecipação do início da vacinação devido aos casos confirmados da doença na cidade e em estados vizinhos.
“Antecipamos a campanha considerando que já tivemos notificações e casos em Rio Branco. A nossa intenção é garantir que as pessoas tenham acesso ao único meio de prevenir a doença, que é a vacina”, disse o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida.
O grupo prioritário são crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos; idosos; gestantes; mulheres no puerpério; professores da rede pública e privada; trabalhadores em saúde; público do sistema prisional e também para os doentes crônicos. A meta é vacinar 90% do público-alvo.
O secretário reforça a importância e segurança da vacina, que é garantida pelo MS. “Estamos fazendo essa convocação da população, principalmente dos públicos prioritários. Pedimos que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima ao seu domicílio. Nós reforçamos que a vacina é eficaz e tem garantias do MS”.
A meta é até dia 31 de maio cumprir o grupo prioritário e só depois disponibilizar para a população em geral. O dia ‘D’ de mobilização nacional está previsto para o dia 4 de maio. A vacina está disponível nas unidades de saúde da família no período de 8h às 12h e de 14h às 17h, e nas unidades de atendimento de referência no período de 7h às 18h.