Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Posto de distribuição da Farmácia Solidária vai funcionar na Assemurb, diz vereador

O posto de distribuição e arrecadação da Farmácia Solidária irá funcionar na sede da Associação dos Servidores Municipais (Assemurb), em Rio Branco. A previsão é de que até o final de abril o local esteja funcionando. A informação foi confirmada pelo vereador Mamed Dankar (PT).

A Lei que cria a Farmácia Solidária foi aprovada e divulgada no Diário Oficial do Acre (DOE) há mais de um ano. Porém, até agora não foi implementada pela Secretaria de Saúde de Rio Branco. Assim, o vereador e apoiadores decidiram começar a arrecadação por conta própria.

O objetivo do programa é favorecer a população de baixa renda através da coleta, organização, formação de estoque e distribuição gratuita de remédios.

Até o momento, segundo Dankar, já foram arrecadados mais de 600 caixas de remédios.

“Todo dia tem muita gente ligando e doando, inclusive medicamentos caros. Estamos muito felizes com o lado humano das pessoas, que estão compreendendo a importância de não jogar medicamentos no meio ambiente ou para crianças e idosos estarem se intoxicando.”

O vereador explica que os medicamentos líquidos que já foram abertos não são recebidos. Já os remédios em comprimidos que já foram abertos são aceitos, mesmo que tenham tido parte utilizada.

“Líquido aberto ninguém recebe, mas remédios em comprimidos que a pessoa já tenha usado, nós recebemos mesmo que a caixa esteja aberta porque um farmacêutico vai fazer toda a triagem de lote, validade, etc.”

Dankar destaca que a distribuição de remédios será feita mediante apresentação de receitas médicas.

Os interessados em doar medicamentos podem entrar em contato através do telefone (68) 99220-1554. “Temos pessoas 24 horas disponíveis para buscar medicamentos”, afirma.

 

Sair da versão mobile