X

Roberto Duarte pede investigação minuciosa na Maternidade Bárbara Heliodora após morte de bebês

“Se foi, de fato, uma prática de negligência, que sejam os culpados responsabilizados”. A fala é do deputado estadual Roberto Duarte (MDB), ao comentar sobre a morte de dois bebês, na Maternidade Bárbara Heliodora, na quarta-feira da semana passada. A afirmação aconteceu durante pronunciamento na sessão de ontem, 9, na Assembleia Legislativa do Acre.

Ao cobrar uma resposta do poder público, o parlamentar lembrou que a demora em realizar o parto dos gêmeos pode ter gerado o óbito ainda na barriga da mãe. O emedebista frisou, ainda, que a falta de leitos na unidade de saúde é suscitada como uma das causas que ocasionou a mortes dos bebês.

“Estas crianças morreram por descaso, porque, mesmo quando perceberam que um dos bebês estava com o coração parado, demoraram mais oito horas para atender. Foi três dias que aquela mãe passou agonizando dentro da maternidade. Quando finalmente fizeram o parto, as crianças nasceram mortas”, disse Duarte.

Na oportunidade, Roberto pediu que a Casa Legislativa também faça uma investigação. “Eu gostaria muito, deputados e deputadas, que trouxéssemos esse caso para a Assembleia Legislativa. Já foi denunciado à Polícia Federal, ao Ministério Público e, segundo a Secretaria de Saúde, já foi aberta uma sindicância. E se foi, de fato, uma prática de negligência, que sejam os culpados responsabilizados”, disse Duarte.

 O outro lado – A maternidade, por meio de nota, se pronunciou sobre a morte dos bebês. Pontuou que, caso seja constatado negligência médica, os responsáveis serão punidos de forma rigorosa. “Salientamos esse compromisso com toda sociedade de que, havendo culpados, os mesmos serão responsabilizados”, disse trecho da nota.

A unidade ressaltou, também, a complexidade do caso. “Salientamos que, por ser um caso complexo, que envolve gestação gemelar com fetos prematuros, fica extremamente difícil de emitir um parecer de imediato. Será necessário abrir uma sindicância composta por médicos especialistas, para constatar se houve negligência médica ou não”.

A Gazeta do Acre: