A Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao), em Rio Branco, realiza na próxima terça-feira, 30, a segunda edição da Ação Abril Verde, com o tema ‘Direto do Trabalho sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável’.
A programação inclui um ciclo de palestras e mesa redonda que contará com a participação de procuradores do Ministério do Trabalho.
Todas as atividades do dia serão realizadas em dois turnos: à tarde, das 14h às 18h, e à noite, das 18h30 às 22h, no teatro da instituição (Teatro Sarah Assef Valadares).
A coordenadora Adjunta do Curso de Direito da Faao, professora especialista Tatiana Alves Carbone, o objetivo da ação é estimular a conscientização da saúde e segurança no trabalho.
“Além de incentivar o diálogo intercultural no ensino superior e promover o desenvolvimento sustentável”, acrescenta Carbone, ao explicar que o evento é de natureza jurídica, mas voltado à comunidade em geral.
A entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas de forma antecipada, através do link faao.lifeeducacional.com.br/inscricaoonline. Para quem tiver dificuldades de fazer online, também serão realizadas inscrições na ocasião do evento, que terá carga horária de 8 horas.
De acordo com a professora, durante o evento será arrecadado doações de alimentos não perecíveis ou produtos de higiene pessoal. Todos os itens arrecadados serão destinados a uma comunidade carente de Rio Branco.
O Movimento 50 For Freedom – Assim como na 1ª edição, a Ação Abril Verde da Faao estará divulgando e colhendo assinaturas do público presente para o movimento 50 For Freedom (traduzindo: ‘50 pela Liberdade’).
A campanha global, liderada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e parceiros, tem o objetivo de persuadir 50 países a ratificar o protocolo internacional de combate e erradicação ao trabalho forçado.
Mais informações sobre este movimento global estão disponíveis, com versão em português, pelo site 50forfreedom.org/pt.
Sobre a campanha – O Abril Verde é uma ação de iniciativa popular, com participação espontânea e de caráter de conscientização. O objetivo é abrir os olhos da sociedade sobre a importância de se adotar uma cultura permanente de incentivo a saúde e segurança do trabalhador e de prevenção a acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. É celebrado em abril devido ao dia 28 ser o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. E recebe a cor verde em alusão a esta ser a cor da segurança dentro do calendário nacional.