X

Após visitar o ninho tucano, candidatura de Minoru à Prefeitura de Rio Branco é incerta

O ex-reitor da Ufac, Minoru Kinpara, tem sido cortejado desde que terminou o pleito eleitoral de outubro de 2018. Ele obteve nada mais, nada menos que 112.989 votos em todo o Estado, sendo o 3° mais bem votado em Rio Branco, com 75.335 votos.

Ontem, Kinpara se reuniu com lideranças do PSDB para um café da manhã. Ele é cotado pelos partidos como um forte candidato a ocupar a cadeira de prefeito a partir de 2021. Moderno, visionário, Kinpara que teve alto índice de aprovação no comando da Universidade Federal do Acre, diz que não está nada definido para uma eventual candidatura e nem mesmo a sua saída da Rede para o ninho tucano.

“Não tem nada fechado. São apenas conversas. Ainda não tomamos a decisão se o Minoru será candidato a prefeito no próximo ano”, informou Degmar Kinpara, esposa de Minoru.

Esta semana, o governador Gladson Cameli (PP) chegou a anunciar que o vice-governador Major Rocha (PSDB) seria o seu candidato à Prefeitura de Rio Branco. Os analistas políticos dizem que a intenção é isolar o grupo de Rocha, que vem comandando pastas importantes do governo. A ida de Minoru já sinaliza um novo rumo para os tucanos.

Além do PSDB, o PSD de Sérgio Petecão e o MDB, de Flaviano Melo, demonstraram interesse em ter Minoru Kinpara em seus quadros. O silêncio do ex-reitor pode lhe custar desgastes na agenda política. Uma definição se faria necessária para colocar fim às especulações e, assim, definir uma linha de trabalho.

A Gazeta do Acre: