O ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe ocorre neste sábado, 4, em todo o país. Em Rio Branco, as unidades de saúde vão funcionar das 8h às 17h. Também haverá pontos de imunização estratégicos em grandes supermercados e no Terminal Urbano. A informação é da gerente de Imunização do Acre, Renata Aparecida.
“A ideia é facilitar o acesso da população mesmo. Além das unidades de saúde, o munícipio de Rio Branco, como outros municípios, tem estratégia de pontos extras de vacinação”.
A campanha começou no dia 8 de abril na capital acreana. Porém, segundo dados do Ministério da Saúde, até o dia 30 de abril, o Acre conseguiu alcançar pouco mais de 15% do público-alvo. A meta é imunizar 80.689 pessoas do grupo prioritário.
O grupo prioritário são crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos; idosos; gestantes; mulheres no puerpério; professores da rede pública e privada; trabalhadores em saúde; público do sistema prisional e também para os doentes crônicos. A vacina ficará disponível nas unidades de saúde até o dia 31 de maio.
Para a gerente, a principal dificuldade em atingir o público-alvo na região é devido ao período de verão, quando muitas pessoas ficam gripadas e preferem não tomar a vacina por medo de reações. O que é um mito, segundo ela.
“Se você tem um filho que está gripando, que está com uma infecção, e toma a vacina e tem febre. A febre é por conta da gripe, a vacina não tem capacidade de causar febre”.
Aparecida destaca que o Estado está procurando uma solução para o problema junto ao Ministério da Saúde. A princípio, a ideia seria antecipar a campanha no estado.
“É difícil também para o Ministério alterar toda uma logística pensando somente em uma região. Mas, estão buscando e demonstram estar sensibilizados, porém, tem toda uma questão de produção dos laboratórios”, explica.